Início Saúde 13 dicas para sair da depressão

13 dicas para sair da depressão

112
4

Se você anda sem vontade de fazer nada e sente uma tristeza dentro de si, leia as nossas sugestões para se sentir melhor

 

Com o aumento das dificuldades económicas que na maioria todos sentimos, é natural o aumento da depressão. Momentos de tristeza todo as pessoas tem, mas depressão não. Tristeza é um sentimento e depressão uma doença. Depressão é a tristeza mais duradoura que existe. Se existe um grupo de risco, ele é constítuido por mulheres entre os 20 e os 30 anos. É nessa faixa etária que a doença se manifesta pela primeira vez e as mulheres, por possuirem menos serotonina no cérebro (substância responsável por controlar o humor e a sensação de bem-estar), são grandes vítimas dos sintomas. Caso você passe por este problema ou queira ajudar alguém, veja estas 13 dicas para se conseguir livrar deste problema:

Caminhe  – Um estudo científico do Centro Médico de Southwestern, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, verificou que os pacientes que caminhavam, no mínimo, três vezes por semana, tiveram uma melhoria de quase 50% nos sintomas de depressão. Prefira caminhar sob o sol: os raios solares incentivam a produção de serotonina, a tal substância que nos dá a sensação de prazer;

Tenha um animal de estimação – Eles são simpáticos e companheiros. Irão ajudar a afastar a sensação de solidão e ter que cuidar deles acabará por se tornar uma ocupação, uma terapia;

Faça acupuntura – A acupuntura é uma técnica alternativa para modular a produção de neurotransmissores e manter a depressão longe de si;

Compartilhe o seu problema – Fale daquilo que está acontecer aos seus amigos mais próximos e familiares. Deixe o orgulho de lado, hoje é você, mas amanhã pode não ser, e peça ajuda, explique que precisa conversar. Abrir o coração com quem nos ama é sempre bom;

Repouse – Dormir bem ajuda a aliviar o stress. Mas é importante ter equilíbrio e não dormir demais (o que é super normal quando estamos deprimidas). Oito horas por dia é mais do que suficiente;

Vista cores alegres – Vista-se com cores alegres e vivas como o vermelho, amarelo e laranja. De acordo com a cromoterapia, tons frios como o verde, castanho, azul, rosa e lilás aumentam a sensação de desânimo;

Coma peixe – São ricos em ômega 3, zinco e selênio. Eles são ótimos complementos alimentares para deixar a depressão passar bem longe de si;

Ajude alguém – Pode até ser você quem precisa mais de ajuda, mas atividades voluntárias aumentam e muito a nossa auto estima e ainda diminuem o stress. Às vezes vemos que há pessoas com problemas mais graves que os nossos. Bom pode sempre achar: com o mal dos outros posso eu bem…

Oiça música – Ouça as suas músicas preferidas. Mas não se deixe mergulhar naquelas que lhe trazem lembranças ruins ou melancólicas;

Liste coisas boas – Faça uma lista com todas as coisas boas da sua vida: família, amigos, saúde, etc. Depois dê uma “vista de olhos” na sua vida e veja como tem tudo para ser feliz;

Ocupe a mente – Mantenha a sua mente ocupada! Leia, assista a um filme, trabalhe, inscreva-se para aulas diversas, como danças de salão, natação, ginástica, pilatos e pintura;

Planeie um dia de princesa – Acorde, tome um bom café da manhã, caminhe, vá até o cabeleireiro, faça as unhas, hidrate cada pedaço do seu corpo, compre uma roupa nova e saia à noite para exibir todo o seu poder;



Procure ajuda profissional – Depressão é uma doença e precisa ser tratada. Se perceber que a tristeza está fora do normal, não pense duas vezes antes de procurar um médico. Ele poderá ajudá-la a sair dessa situação de forma segura. E lembre-se: jamais se auto medique.

Agora a vontade de vencer a depressão tem que partir de dentro de si. Se não tiver força de vontade, dificilmente conseguirá ultrapassar a depressão.