COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Saiba porque há quem sofra de Musofobia

Saiba porque há quem sofra de Musofobia

Pedro Santos

Saiba porque há quem sofra de Musofobia, por outras palavras – Medo de Ratos

 

Saiba porque há quem sofra de MusofobiaUma pessoa que sofra de Musofobia, medo de ratos, pode algum dia ter imaginado que muitos ratos o estavam devorando, quando na realidade apenas um único rato havia passado perto dele. Pode ainda formar imagens (geralmente inconscientes) imensas, aterrorizantes, muito coloridas e próximas de um ou mais ratos, e reviver a experiência traumática como se estivesse passando por ela novamente.
Isto acontece em virtude dessa pessoa
apresentar uma reacção fóbica, sempre que estiver na presença do objecto causador da fobia, em todas as situações e locais.

 

Como perder o Medo dos Ratos?

 

Perder o medo dos ratos pode não ser fácil. O maior senão nesta fobia de rato é que é um medo irracional. Os Ratos são tão pequenas e insignificantes  comparados com as pessoas, mas no entanto temos medo deles. Existem alguns passos que poderá tomar para superar esta fobia de ratos:

    1. Fotografias de Ratos – Comece por colocar fotografias dos ratos dentro da sua casa. Faça primeiro uma pesquisa na Internet para fotografias de rato e imprima-as. Ponha as fotografias na sua casa de banho, cozinha, sala.

 

    1. Substitua uma fotografia pela realidade. Após algum tempo, com a presença de imagens de ratos na casa, irá começar a sentir-se normal, e o medo dos ratos reais irá começar a diminuir. A quantidade dos seus encontros com estas imagens  irá ajudar a sentir que os ratos são uma parte normal da sua experiência.Comece agora a observar os ratos verdadeiros – Agora que se sente mais confortável com fotografias de ratos, comece interagindo com o animal. Vá a uma loja de animais que tenha ratos. E se achar melhor, peça ajuda ao empregado da loja, explicando a situação. Faça-se acompanhar por alguém da sua confiança, que leve a sério esta sua fobia.

 

    1. Comece por observar a gaiola dos ratos à distância. Se começar a querer sentir alguma repulsa ou medo, tente afastá-la, não dando para o sentimento. Você está muito longe dos ratos, eles estão dentro de  uma gaiola e eles não conseguem sair. Mantenha a sua distância da caixa até que o medo desapareça e gradualmente se possa aproximar. Verifique que gradualmente está ficando mais perto da gaiola. Eventualmente, poderá deve ser capaz de colocar o seu rosto junto à gaiola e reconhecer que os ratos não o podem assustar ou aleijar.

 

  1. Pegar num rato – Depois de superar o medo de estar perto de ratos dentro duma gaiola, chegou a altura de tocar num. Peça ao empregado da loja de animais, para trazer um rato para fora da gaiola. Certifique-se que o funcionário sabe deste seu medo. Veja como o empregado pega no rato. Agora segure-o também, para que possa ver que o rato não lhe fará mal. Depois de sentir o seu controlo da sua resposta ao medo, leve o rato nas suas próprias mãos. E em breve vai perceber que o rato não lhe vai fazer mal, e que é realmente bonito e inofensivo.

O autor