COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital O que são produtos biológicos?

O que são produtos biológicos?

Filomena Anzirar

Desenvolvida desde os anos 40, a agricultura biológica respeita verdadeiramente o ambiente, os animais e o Ser Humano tentando recuperar as técnicas tradicionais de produção dos alimentos.

 

Os produtos biológicos são obtidos através de uma agricultura que não recorre à utilização de agro químicos (fertilizantes, herbicidas, pesticidas, adubos químicos, inseticidas, entre outros…) evitando a degradação do ambiente e respeitando o equilíbrio da natureza ao sustentar vários ecossistemas como os animais, insetos e plantas.

A agricultura biológica é produzida de modo a evitar o esgotamento dos solos através da prática de rotação de culturas. Os alimentos são tratados apenas com recurso a métodos tradicionais como é o caso, por exemplo, do controlo das ervas daninhas que é feito manualmente de modo a preservar a fertilidade do solo e a qualidade das águas subterrâneas.

Consumidores asseguram que é possível encontrar o sabor genuíno dos alimentos nos produtos biológicos. Investigadores defendem que a qualidade dos produtos biológicos é superior à dos convencionais pois são ricos em antioxidantes, indispensáveis na prevenção de algumas doenças. Estudos científicos comprovam ainda a relação existente entre os pesticidas e algumas doenças como o cancro, asma, alergias, entre outras.

O que são produtos biológicos?

Segundo o Regulamento de Agricultura Biológica da União Europeia, este tipo de agricultura deve seguir vários requisitos para que os produtos possam ter o logótipo e o rótulo de agricultura biológica da UE. Para além disso, os transformadores no setor biológico da UE também são sujeitos a inspeções pelo menos uma vez por ano para garantir que cumprem os requisitos legais.

O que são produtos biológicos?Em Portugal tem-se verificado um crescente número de empresas que apostam na produção e comercialização de produtos biológicos como é o caso da recente empresa BioSOLO. Localizada na região oeste do país, a BioSOLO é uma empresa de distribuição de produtos agrícolas e biológicos certificados que disponibiliza um serviço de entrega diária de cestas de frutas e legumes biológicos. Estes produtos variam semanalmente e ao longo do ano, de acordo com a sazonalidade das culturas. A empresa dispõe ainda de uma gama alargada de outros artigos que o consumidor poderá incluir no seu cabaz.

Esta empresa mantém acordos com diversos agricultores para o fornecimento de artigos, garantindo assim que os mesmos são recebidos diretamente do produtor e entregues ao cliente.

 

O autor