COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Ciclo menstrual influencia o consumismo

Ciclo menstrual influencia o consumismo

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Já é sabido que o ciclo menstrual de uma mulher pode influenciar o seu peso e o seu estado de espírito, mas, ao que parece, não é tudo.

 

De acordo com um estudo da Universidade de Concordia, o ciclo menstrual pode afetar outros aspetos da vida da mulher, nomeadamente, o seu nível de consumismo.

Cinquenta e nove mulheres foram selecionadas para participar na investigação. Durante 35 dias mantiveram diários detalhados com as suas escolhas de roupa, consumo de calorias, compras e cuidados com a beleza, incluindo cabeleireiro. Os investigadores concluíram que os comportamentos relacionados com a aparência aumentavam nos dias férteis do ciclo da mulher. Por outro lado, a fase do período infértil do ciclo menstrual corresponde a um maior consumo de alimentos ricos em calorias e ao pico de gastos em bens alimentares.

Ciclo menstrual influencia o consumismo

De acordo com um dos investigadores, durante a fase do período infértil dá-se um aumento do consumo de calorias devido ao desenvolvimento de um mecanismo psicológico e fisiológico que favorece atividades que não estejam relacionadas com o envolvimento com o sexo oposto, como por exemplo, a alimentação. O investigador acrescenta que “os comportamentos consumistas acontecem sem que a mulher tenha consciência de como as flutuações hormonais afetam as suas escolhas enquanto consumidoras”.

Tendo em conta o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra, o período fértil dá-se entre o oitavo e o 15º dia. É esse o período em que, de acordo com o estudo, as mulheres ficam mais propensas a ir às compras. Os investigadores afirmam que faz sentido, na medida em que corresponde à fase em que as mulheres “querem ficar bem atraentes para chamar a atenção do sexo oposto”.

 

Fontes:

  • Scaachi Koul – “Consumerism affected by menstrual cycle”
  • Saúde – “Ciclo menstrual influencia o consumismo”

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Comentários

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