COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Fiz do meu sótão um lugar especial

Fiz do meu sótão um lugar especial

Filipa Garcia

Aproveite todo o espaço da sua casa faça do seu sótão um lugar especial

 

Procura criar na sua casa um outro quarto, um local de convívio, uma cozinha e sala de jantar, um local de trabalho ou outra coisa qualquer?

Tem um sótão desaproveitado, cheio de coisas guardadas ou mesmo cheio de coisa nenhuma?

Então tem aqui um desafio!

Fiz do meu sótão um lugar especial

Antes de avançar o primeiro passo é o de fazer um projeto. Pense naquilo que quer fazer e planeie segundo a altura, espaço e iluminação que tem à disposição.

Muito mais do que saber qual a largura do nosso sótão para saber se conseguimos colocar no mesmo muita ou pouca coisa, é indispensável saber qual a altura do mesmo. Um sótão com altura insuficiente para ser habitável não tem solução prática para o que aqui tratamos. É aconselhável que este espaço tenha aproximadamente 2,40 metros de pé direito para que se possa ter um à vontade de circulação de aproximadamente 2,10 metros.

Fiz do meu sótão um lugar especial

Normalmente um sótão é um local desprovido de janelas. Se este for o seu caso tem duas opções. Caso tenha possibilidade, invista na colocação de janelas no seu sótão, pois estas dar-lhe-ão a possibilidade de desfrutar de luz natural. E já sabemos o quanto esta é importante. Caso não lhe convenha fazer um investimento deste tipo então tem diversas soluções para iluminar o seu espaço.

Dependendo da forma como o vai utilizar (quarto, sala, escritório, etc.) é indispensável que coloque no mesmo, vários pontos de luz espalhados por toda a divisão para que possa manipular à sua vontade e gosto a quantidade e tipo de luz deste ambiente. O que nós aconselhamos são essencialmente os candeeiros de pé e os focos de parede. Estes, para além de o ajudarem na tarefa de iluminar este espaço, trarão ao mesmo um toque elegante e moderno.

Fiz do meu sótão um lugar especial

Independentemente daquilo em que transformará o seu sótão, nunca se esqueça: deixe para os espaços mais baixos a decoração e aproveite os espaços mais altos para a circulação prática, nomeadamente colocar um sofá, uma secretária, uma cama ou mesmo uma mesa de jantar. No entanto, se a divisão for relativamente baixa pode adotar, em alguns casos, algumas ideias criativas como fazer de um colchão que não usa um sofá decorado com lindas almofadas, ou até mesmo colocar a sua cama mais perto do chão através de variadíssimas soluções que já existem para este efeito.

Em seguida tudo varia consoante o tipo de espaço em que vai transformar o seu sótão e consoante o seu gosto.

Fiz do meu sótão um lugar especial

Algumas das nossas sugestões

Quarto: se vai transformar este espaço num quarto faça-o utilizando cores neutras, que lhe transmitam tranquilidade, uma vez que este será essencialmente um espaço de descanso. Faça deste lugar um dos mais confortáveis da sua casa.

Quarto Infantil: decore-o com cores vibrantes, cheio de vida, tal como as crianças. Essencialmente este será um espaço onde elas passarão grande parte do seu tempo em casa. Assim, opte por criar no seu sótão dois espaços diferenciados: o de descanso e o de brincar, para que as suas crianças possam usufruir do mesmo na totalidade. Para além disso, seja cauteloso. Escolha tecidos e superfícies para decoração facilmente laváveis e arrumação suficiente.

Sala de convívio: o essencial neste caso é reservar grande parte do seu espaço para sofás, cadeiras e outros tipos de locais para descanso e convívio, sabendo que pode usufruir deste espaço sozinho para descansar ou para confortavelmente receber visitas. Depois utilize tudo aquilo que gosta de fazer nos seus momentos de lazer para decorar este espaço. Desta forma ganhará na sua casa um lugar onde, poderá sozinho ver um filme na televisão, ou realizar uma agradável reunião entre amigos.

Escritório: cada vez mais o trabalho entra pelas nossas casas e são muitas as vezes que o terminamos na mesa da cozinha, no sofá com pouca energia ou por qualquer outro canto da nossa casa sem ter o mínimo de conforto. Utilize o seu sótão como local de trabalho. Neste caso o essencial é ter uma secretária cujo tamanho terá que atender as suas necessidades. Para além disso, sugerimos que pense na arrumação. Muitas vezes o trabalho trás consigo uma infinidade de papéis e/ou materiais que se perdem por todos os cantos. Coloque um espaço devidamente organizado neste seu escritório e ganhará bastante tempo.

O ponto chave: dê o seu toque pessoal. Abuse da sua criatividade e sinta-se de facto em casa.

Fiz do meu sótão um lugar especial

Fiz do meu sótão um lugar especial

Fiz do meu sótão um lugar especial

Fiz do meu sótão um lugar especial

Fiz do meu sótão um lugar especial

O fundamental é utilizar a sua imaginação. Olhe e pense naquilo que precisa e naquilo que o fará sentir bem. Aproveite e divirta-se!

O autor