Alimentos para substituir a junk food

02 Mai, 2013

Hoje apresentamos uma lista de 10 substitutos de alimentos não saudáveis.

 

Evitar fast food não é tarefa fácil, principalmente porque somos constantemente bombardeados com ela, quer através de publicidade, quer nos supermercados. No entanto, podemos, pelo menos, substituí-la por alimentos saudáveis. Hoje apresentamos-lhe uma lista de dez possíveis substitutos saudáveis da comida de plástico…

1. Pipocas orgânicas

Alimentos para substituir a junk food

Substitui: pipocas de microondas

Há uns anos atrás, nos Estados Unidos, houve relatos de problemas respiratórios associados a um químico presente nas pipocas, o responsável pelo seu sabor amanteigado. Os fabricantes fizeram, então, algumas alterações, mas, se mesmo assim tem algum receio de consumir pipocas de microondas, opte por fazer as suas próprias pipocas com milho orgânico.

2. Frutos secos

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Substitui: doces

Os doces são carregados de açúcares refinados que não são saudáveis. Para além disso, não fornecem nada de bom ao organismo: nem fibras, nem proteínas, nem vitaminas, nem minerais…Apenas calorias! A juntar a isto, temos o facto de o açúcar refinado estar intimamente ligado à obesidade e à diabetes.

Para combater os desejos por doces, as frutas secas, como figos ou damascos, são uma excelente opção, pois, para além de doces, contêm fibra e minerais importantes, como potássio.

3. Chocolate negro

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Substitui: chocolate de leite

Muitas pessoas adoram chocolate, o problema é que a maioria dos chocolates são ricos em calorias, açúcares refinados e gorduras saturadas – e nada disto é benéfico para a saúde. O pior ainda é que muitas empresas, com o intuito de poupar, começam a substituir o verdadeiro cacau por outras alternativas, como óleo vegetal, resultando em doces com sabor a chocolate e não verdadeiro chocolate.

Para se certificar que adquire flavonóides saudáveis a partir do chocolate que consome, troque as diversas marcas de chocolate por chocolate negro, sem leite, que é rico em cacau e livre de aditivos.

(Para saber mais sobre o tema, não deixe de ler “Razões para comer chocolate”)

4. Pão de banana integral baixo em calorias

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Substitui: bolo

A maioria dos bolos são ricos em açúcares refinados e podem ultrapassar facilmente as 300 calorias por porção e conter 10 gramas ou mais de gorduras saturadas e poucas ou nenhumas proteínas e fibras. Felizmente, pode fazer os seus próprios bolos e arranjar alternativas saudáveis, como o pão de banana.

5. Batata-doce assada

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Substitui: batatas fritas

As batatas fritas são o centro da indústria da fast food, mas é preciso ter em atenção que, apesar de deliciosas, são perigosamente ricas em sódio, gorduras trans e calorias. Por exemplo, um pacote grande de batatas fritas ronda entre 500 a 600 calorias. Para satisfazer as suas necessidades, opte por assar batata doce. Este tipo de batata é rico em antioxidantes. Basta regar com azeite, adicionar uma pitada de sal e levar ao forno.

6. Bebidas desportivas com baixas calorias

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Substitui: bebidas energéticas ricas em calorias

As bebidas energéticas são conhecidas pelas doses elevadas de açúcar. Uma pequena bebida pode conter bem mais de 100 calorias. Para além disso, são ricas em cafeína, causam irritabilidade, nervosismo e problemas de sono. Para quem necessita de se hidratar e obter energia, existem diversas bebidas que servem de alternativa, fornecendo ao organismo tudo o que ele necessita, com zero açúcar e calorias.

(Para saber mais sobre o tema, não deixe de ler o artigo “Álcool e bebidas energéticas: uma mistura perigosa”)

7. Pita integral

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Substitui: batatas fritas de pacote

Apesar de já muitas batatas fritas de pacote mostrarem desejo por ir ao encontro das necessidades de saúde dos seus consumidores, ainda são muitas as que são demasiado salgadas e ricas em gorduras saturadas. Para além disso, acredita-se que estas batatas contêm acrilamida, um químico associado à possibilidade de causar cancro. Substitua as batatas fritas de pacote por Pitas integrais, ricas em fibra e antioxidantes e mergulhe-as em hummus (uma espécie de “patê” ao estilo do médio oriente) para obter proteínas e mais sabor.

8. Água mineral com limão

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Substitui: bebidas gaseificadas

A maioria dos refrigerantes gaseificados, incluindo os de dieta, não têm nutrientes e são ricos em açúcar, não oferecendo, assim, quaisquer benefícios. Beber apenas algumas latas por dia pode contribuir para cáries dentárias, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Substitua este tipo de bebidas por um copo de água mineral com um pouco de limão. Este é rico em vitamina C e contém flavonóides (que possuem propriedades anticancerígenas).

9. Iogurte probiótico

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Substitui: gelado

Comer gelado pode ser delicioso, mas não é nada bom para a saúde. Em 2003, um estudo do Centre for Science in the Public Interest (CSPI) descobriu que apenas uma bola de gelado continha entre 250 a 300 calorias e gorduras saturadas suficientes para meio dia. Deixe o gelado de parte e opte por iogurte probiótico. Este tipo de iogurtes é benéfico para a saúde a vários níveis, por exemplo, na prevenção de infeções do estômago e trato urinário. Para além disso, os iogurtes são ricos em cálcio.

(Para saber mais sobre o tema, não deixe de ler os artigos “Conheça os benefícios do iogurte” e “O que é o iogurte grego?”)

10. Flocos de aveia cortada (“steel-cut oats”)

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Substitui: Cereais com açúcar

Quem não gosta de Chocapic e sentir o sabor do leite achocolatado? O problema é que estes cereais têm pouco mais que ‘muitas calorias’. Se procura um pequeno almoço saudável, opte por flocos de aveia. A aveia ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduz o risco de acidentes cardiovasculares e pode diminuir o colesterol. Para adicionar algum sabor pode, por exemplo, adicionar frutos vermelhos, que são ricos em antioxidantes.

 

Fontes

  • Ask Men – “Top 10: Junk Food Substitutes”

 

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