COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Filipa Garcia

Romain Jacquet-Lagréze captura a verticalidade da arquitetura de Hong Kong em fotografias.

 

O autor deste interessante trabalho é o francês Romain Jacquet-Lagréze. Romain é um artista gráfico que tirou o seu mestrado em multimédia e arte em Paris na Universidade do Oriente. No entanto, o seu interesse pela fotografia começou quando este realizava alguns trabalhos entre Los Angeles e Tóquio. Contudo, foi quando chegou a Hong Kong que este interesse pela fotografia se tornou numa verdadeira paixão.

Ao chegar a Hong Kong, Romain Jacquet-Lagréze ficou estupefacto com a estrutura arquitetónica predominante na cidade, a qual pode classificar-se como “uma corrida para o céu”, devido à altura característica dos edifícios. Perante o espanto que sentiu quando se apercebeu de tais características ao nível arquitetónico, Romain sentiu necessidade de recorrer à sua câmara fotográfica para registar as mesmas e partilhar todos os seu sentimentos sobre esta cidade. A geometria que caracteriza o ambiente urbano e a vivacidade que esta cidade abriga são os aspetos que mais marcaram o artista. E é neste seguimento que nos surge este trabalho do próprio.

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Foi em 2009 que Romain Jacquet-Lagréze desembarcou em Hong Kong e começou a viver propriamente em Yau Tsim Mong. Foi neste local que se fascinou pela heterogeneidade de espaços urbanos existentes na cidade, e pelos edifícios modernos que coexistem lado a lado com edifícios tradicionais. A curiosidade no artista começou a crescer sem limites, o que o impulsionou a realizar uma intensa exploração sobre a cidade, com o objetivo de capturar as suas diferentes atmosferas. E foi nesta aventura que percebeu que a única coisa que todos os lugares que visitava tinham em comum era o temor que o próprio sentia quando olhava para o céu entre os prédios enormes. Este fascínio que sentiu, acabou por culminar na edição de um livro com 160 páginas intitulado de Horizonte Vertical, o qual retrata uma viagem fotográfica entre os edifícios de uma cidade que cresce de forma ímpar. Estas são algumas das imagens extraídas dessa viagem, e que retratam o ambiente muito diversificado de Hong Kong.

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

Arquitetura de Hong Kong em fotografias

O autor