Ideias para um closet improvisado

Filipa Garcia

Aprenda como organizar as suas roupas através de ideias para um closet improvisado.

 

Já abordamos em outros artigos a temática da organização de roupeiros. No entanto, o que aqui hoje abordamos é uma temática que tem por vezes inerente um problema que é o da falta de espaço onde arrumar as nossas roupas ou onde colocar um roupeiro adequado para o efeito. Se este é o seu problema então aceite as nossas ideias para um closet improvisado.

Todos nós gostamos de ter as nossas roupas devidamente arrumadas. São duas as razões que nos impõem esta necessidade: em primeiro lugar, é muito importante que a nossa roupa esteja devidamente arrumada, para que na hora de usar a mesma, esta esteja em condições; em segundo lugar, ter roupa espalhada pelos cômodos da nossa casa, dá um ar demasiado desarrumado e confuso. Quem diz roupa, diz também sapatos e acessórios. Vejamos, a questão não está em não ter estes elementos visíveis, está antes em tê-los organizados. É a este conceito que se deve dedicar toda a nossa atenção, e é nele que nos focamos para lhe apresentar ideias para um closet improvisado.

Muitas vezes temos em casa ou facilmente conseguimos obter, alguns materiais que nos vão ajudar nesta tarefa: prateleiras, caixas, cabides, são alguns dos elementos fundamentais. E depois imaginação e sabedoria para aproveitar todos os recantos disponíveis para o efeito.

Ideias para um closet improvisado

Ideias para um closet improvisado

Se tem uma parede vazia e algum orçamento para investir, opte por criar uma estrutura aberta que lhe possibilite arrumação. A colocação de cabides e prateleiras é uma excelente forma de criar um closet improvisado que é ao mesmo tempo organizado. Para além disso, este orçamento que terá que ter disponível, nunca será necessário que seja de grande valor. A baixo custo consegue criar um estrutura como a apresentada nas imagens a cima.

Ideias para um closet improvisado

Crie sempre soluções alternativas de arrumação. Hoje em dia existem inúmeras caixas de diversos formatos e padrões que a podem auxiliar nesta tarefa. Arrume-as convenientemente por debaixo do seu cabide para um efeito decorativo elegante.

Ideias para um closet improvisado

Ideias para um closet improvisado

Use a imaginação para poder fazer uso de espaços inesperados. Como mostram as imagens, caso tenha espaço por detrás da sua cama ou algum recanto não aproveitado, faça uso dos mesmos para colocação de uma estrutura ou de um apoio para cabides. A ideia está em conseguir aproveitar da melhor forma o espaço que tem ao seu dispor.

Ideias para um closet improvisado

Deixe-se levar para além daquilo que é convencional. As tradicionais estantes de apoio não servem apenas para guardar livros ou elementos decorativos. Estas podem ser uma excelente forma de manter as suas malas organizadas e arrumadas.

Ideias para um closet improvisado

Caso a solução da estante de apoio não seja a mais conveniente para si, para pendurar malas pode perfeitamente recorrer a um ganchos de parede, tradicionalmente utilizados para pendurar casacos, os quais lhe darão a possibilidade de ter as suas malas devidamente arrumadas. Caso seja esta a opção por si escolhida, não se esqueça de adquirir ganchos com alguma elegância ou originalidade, uma vez que para este efeito os ganchos se encontram sempre visíveis, sendo indispensável que se encontrem adequados à decoração.

Ideias para um closet improvisado

E quem pensa que as prateleiras não podem ser uma excelente forma de organizar sapatos, está completamente enganado. Confira a imagem acima e veja o quanto esta solução pode ser prática e funcional. Não só consegue convenientemente ter os seus sapatos organizados, como também tem acesso de forma bastante simples aos mesmos. Digamos a verdade, esta solução é muito mais prática do que ter todos os sapatos dentro de uma caixa.

Ideias para um closet improvisado

No entanto, se tem algum espaço à sua disposição, existem formas bastante criativas de organizar os seus sapatos. A imagem acima ilustra-nos uma dessas formas. A utilização de caixas de madeira abertas (convencionalmente chamadas de “caixas de fruta”) são uma forma muito original de organização e que trazem a um espaço um toque diferenciado inegável. Este exemplo serve não só para sapatos como para roupas, malas e outros acessórios.

Ideias para um closet improvisado

Ainda dando continuidade à temática dos sapatos. O exemplo acima ilustra-nos como podemos aproveitar mobiliário que temos em nossas casas para a realização desta tarefa de organização. Seja acima de tudo criativo e olhe para os objetos e veja para além da sua tradicional função.

Ideias para um closet improvisado

Outra das nossas sugestões é a de saber aproveitar ao máximo o espaço que tem, mesmo que seja pouco. Para isso convém saber gerir este espaço de acordo com o tamanho das coisas. Por isso, se optar por uma solução de cabide, opte por aplicar na parede dois cabides na horizontal, um sobreposto ao outro. No de cima poderá colocar casacos ou calças, por exemplo, e no de baixo poderá colocar saias mais curtas, que podem ficar mais perto do chão.

Ideias para um closet improvisado

Quanto aos acessórios são inúmeras as formas de como os pode organizar. Este exemplo de arrumação de acessórios masculinos dá-lhe uma pequena ideia de como pode criar um efeito moldura em torno da organização dos mesmos, dando um ar criativo sobre algo que quando arrumado de outra forma poderia ter um aspeto confuso. Para além do mais é prático e funcional.

Ideias para um closet improvisado

 A última sugestão vai ao encontro daquilo que tanto falamos: o uso da criatividade. Ser criativo está ao alcance de todos, basta olhar para as coisas que temos e pensar o que mais podemos fazer com elas. Ter criatividade espalhada por nossa casa faz com que esta se torne um lugar ainda mais especial.

O autor

Related Posts

Comentários

  1. [...] Complexo Magazine Partilhar isto:FacebookPinterestEmailImprimirLinkedInStumbleUponGoogle +1TumblrGostar disto:Gosto [...]