COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Tempo com Design

Tempo com Design

Ines Bausch

Conheça The Clock Clock White e A Million Times, dois projetos do estúdio Humans Since 1982.

 

Os Humans Since 1982 são dois designers Per Emanuelsson, da Suécia, e Bastian Bischoff, da Alemanha. Juntaram-se quando ambos estavam a frequentar o mestrado na Escola de Design e Artesanato de Gotemburgo, na Suécia. Anteriormente, Per Emanuelsson tirou um mestrado em ciências em Estocolmo e Bastian Bischoff estudou Design de Comunicação.

Quando se conheceram, juntaram-se para fundar, em 2010, a Humans Since 1982, sediada em Estocolmo, capital da Suécia.

E Porquê 1982? Ambos nasceram nesse mesmo ano.

Os seus projetos, segundo os Humans Since 1982, tendem a despertar a curiosidade e o interesse destes dois designers é baseado no seu próprio interesse.

 

Em 2011, embarcaram numa aventura inovadora, criando um relógio original. O The Clock Clock White é composto por 24 relógios. Sim, um relógio constituído por outros 24 relógios!

Estes 24 relógios analógicos brancos de ponteiros pretos, estão formados de modo a dar a leitura das horas num todo como se apenas de um relógio se tratasse. A disposição do The Clock Clock White é de três relógios de altura e oito de largura.

Com a colaboração do engenheiro australiano David Cox, os Humans Since 1982 criaram este relógio ligando o antigo e o novo, o passado e o presente, o analógico com o digital.

Dos 24 relógios, cada 6 formam um número que as horas marcam. Quando esta muda, os ponteiros dos relógios dançam como se o tempo se tratasse de uma melodia e adaptam-se à nova hora.

O material que compõe o The Clock Clock Time é de pó revestido onde os mostradores foram impressos, caixa de alumínio e componentes elétricos.

Tempo com Design

 

 

Agora em 2013, Per Emanuelsson e Bastian Bischoff, repetiram a proeza de uma forma mais ambiciosa, desta vez com 288 relógios.

A Million Times é uma sequela de The Clock Clock White de maiores dimensões, estando os 288 relógios dispostos por 12 de altura e 24 de largura.

Os quase trezentos relógios analógicos que formam um digital, são controlados a partir de um Ipad e programados através de um software próprio.

O relógioA Million Times é também ele constituído por componentes elétricos, mostradores impressos em pó revestido e caixa de alumínio.

Neste momento, o relógio A Million Times está exposto em Bruxelas, na galeria Victor Hunt.

Tempo com Design

 

Conheça mais projetos dos Humans Since 1982.

O autor