O exercício físico envolve múltiplos benefícios

Marlene Pereira

Atividades aeróbicas, caminhadas, corridas leves, natação, hidroginástica e dança são uma ajuda essencial para queimar o excesso de gordura do corpo.

 

A importância da atividade física é muitas vezes subestimada. A compreensão da fisiologia do exercício e a sua integração em programas de exercício adequados às necessidades de cada indivíduo, ajudam a prevenir algumas doenças e facilitam a reabilitação, enquanto promovem a saúde em geral.

Associada à prática de exercício físico, alguns cuidados têm que ser tomados para uma atividade segura, como usar roupas apropriadas, fazer uma avaliação médica e hidratar-se bem. Aliás, a hidratação é um dos aspetos mais importantes antes, durante e após uma atividade física.
Uma vez que a estação do ano mais quente está a chegar, a revista Complexo Magazine conversou com a Liliana Matos Soares, professora de Educação Física, com o objetivo de clarificar os nossos leitores sobre quais os exercícios físicos e desportos mais adequados para a perda de peso.
“Se o objetivo é perder peso, é importante lembrar que se deve adotar um novo estilo de vida, começando pela alimentação equilibrada, com 6 refeições leves por dia, com todos os nutrientes necessários que um bom nutricionista pode indicar e escolhendo ainda uma atividade, para perder peso e manter”, afirmou a professora à revista.

O exercício físico envolve múltiplos benefícios

Liliana Matos Soares

Para a instrutora de Hidroginástica, Hidrobike e Natação, Indoor Cycle e Zumba Fitness, as atividades aeróbicas como caminhadas e corridas leves, natação, hidroginástica e dança têm efeitos muito positivos para os pulmões, para o coração, para os músculos e ainda ajudam a queimar o excesso de gordura do corpo. Durante a atividade aeróbica, a gordura é predominantemente usada como fonte de energia e contribuirá para o emagrecimento.
A caminhada, que é conhecida como a mais democrática e versátil de todas as atividades físicas, deverá ser praticada no mínimo 3 vezes por semana e, em média, 30 minutos. Para um iniciante, uma hora de corrida pode gastar, em média, 600 calorias.
Já na corrida, o gasto calórico médio numa hora de treino é de 600 calorias. A prática desta melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui o stresse e a melhora a autoestima.
A natação é uma modalidade totalmente relaxante que ajuda na redução de gorduras corporais e localizadas. Para um iniciante, uma hora de natação, além de dar mais força e resistência, gasta em média 430 a 530 calorias.
A hidroginástica é um exercício muito procurado por pessoas que querem ficar em forma e que querem perder alguma gordura extra. Além de ser uma atividade prazerosa, traz muitos benefícios para quem a pratica. Como os exercícios são praticados dentro de água, tendem a ter uma diminuição de esforço, uma pessoa muito pesada, dentro da água tem a sensação de ser bem leve, assim o desgaste muscular, a tensão e os impactos são diminuídos em praticamente 100 por cento. Uma hora de hidroginástica tende a queimar, em média, 500 calorias.

A Zumba é uma atividade baseada em danças latinas que têm, essencialmente, um caráter aeróbico e é muito divertida de praticar. As aulas têm uma duração de 45 a 60 minutos e combinam exercícios aeróbicos com exercícios de resistência de peso corporal. Como qualquer outro exercício baseado na dança e que tenha movimento, a zumba promove um gasto calórico, provocando melhorias físicas. Portanto, ajuda na perda de peso.

Por fim, na modalidade Spinning o gasto calórico numa hora é até 700 calorias e melhora a definição das pernas. Esta atividade ajuda no fortalecimento das coxas, pernas e glúteos, deixando o corpo bem tonificado. Numa aula de 40 minutos pode-se perder, em média, 600 a 800 calorias.
O exercício físico envolve múltiplos benefíciosContudo, “o exercício físico regular envolve múltiplos benefícios para todas as pessoas, desde que apropriado às suas características. A atividade física melhora o desempenho, o metabolismo e a constituição física. A inatividade deve ser, assim, contrariada através da promoção do desporto, quer nos mais jovens, quer nos adultos, para que se adotem estilos de vida saudáveis que minimizem os fatores de risco. A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro e ajuda na capacidade de lidar com problemas. Além disso, auxilia na recuperação da autoestima”, concluiu Liliana Matos Soares.

 

Fonte:

  • Web MD – “Exercise and Weight Loss”

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