COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Enjoos matinais podem ser positivos

Enjoos matinais podem ser positivos

Tatiana Nunes

As mulheres que sofram de enjoos matinais, poderão ter bebés mais inteligentes e saudáveis

 

Uma nova pesquisa, sugere que os enjoos matinais poderão ser um sinal que o bebé será mais saudável e inteligente. Estudos revelam que, as mães que experenciem náuseas durante a gravidez, terão menor probabilidade de abortos espontâneos. De igual modo, haverá menor probabilidade de o bebé desenvolver deficiências.

Os investigadores, do Hospital for Sick Children em Toronto, procuraram mulheres que haviam sofrido enjoos matinais e descobriram que havia benefícios. Pesquisaram dados de 10 estudos separados, realizados em 5 países de 1992 a 2012, que cobria 850 000 mulheres grávidas.

Enjoos matinais podem ser positivos

 Os resultados mostraram que sentir enjoos e vomitar, estava ligado a um menor risco do bebé nascer com um peso ou altura abaixo do indicado. As mães que sofreram de náuseas também tinham menos partos prematuros.

O risco de aborto era 3 vezes mais alto em mulheres que não padeceram da condição. Ao longo dos anos, muitas mulheres tentaram utilizar todo o tipo de curas para os enjoos matinais, mas estudos recentes concluem que poderá não existir qualquer cura.

Enjoos matinais podem ser positivos

O novo estudo também demonstra que ao sentir enjoos, o risco de desenvolver deficiências diminui entre 30% e 80%.

Anos mais tarde quando foram avaliados, os bebés cujas mães sofreram de enjoos, possuíam maior QI, melhor linguagem e comportamento.

Também foi investigado o impacto da utilização de comprimidos para mitigar os enjoos, mas resultados demonstram que os efeitos positivos associados aos enjoos, não eram alterados.

Esta última investigação encontra-se disponível na publicação Reproductive Toxicology.

O autor