COMPLEXO MAGAZINE.pt - Revista Digital Como tratar do seu sutiã

Como tratar do seu sutiã

Teresa Brito

A forma como trata do seu sutiã pode fazer uma grande diferença para o seu peito, por isso tome atenção!

 

Sabia que lavar o seu sutiã com demasiada frequência pode ter uma influência negativa na saúde do seu peito? É verdade, pelo menos segundo a opinião dos especialistas que falaram deste assunto à revista Cosmopolitan.

Aparentemente, o ideal é ter vários modelos em rotação, mas não os lavar todas as noites quando os tira, a não ser que tenha tido alto nível de atividade nesse dia e esteja portanto transpirada.

Como tratar do seu sutiã

O ideal é apenas lavar o seu sutiã após 10 dias – não consecutivos – de uso, embora o seu sutiã de desporto possa ser ‘refrescado’ com mais frequência e aquele modelo das ocasiões especiais apenas necessite de um encontro com o sabão de vez em quando.

A razão para esta estimativa é que o tecido destas peças perde elasticidade e forma com as lavagens, e portanto dá menos suporte ao peito, algo que a vai prejudicar a longo prazo. Por essa razão, deve deixar os seus sutiãs descansar durante a noite mas não lavar no fim de cada uso.

Já quando toca a fazer a higiene das peças, a máquina de lavar deve ser evitada se possível, mas se tiver mesmo de a usar, deverá optar pelo ciclo mais gentil, tal como usar um detergente para roupa delicada. Se puder, use um saco de rede para evitar que as peças se retorçam e estiquem, e depois deixe-os a secar sobre uma superfície ao ar, para que mantenham a forma.

Como tratar do seu sutiã

Em resumo, as 5 regras para tratar do seu sutiã são:

  1. Consultar sempre a etiqueta.
  2. Se lavar à máquina, use o ciclo e o detergente mais delicado que puder
  3. Se puder, use um saco de rede próprio para que o sutiã não se enrole.
  4. Evite a máquina de secar. Ser pendurado ou estar exposto ao calor pode danificar elásticos e aros.
  5. Deixe-os secar abertos sobre uma superfície e tente guardá-los como nas lojas.

O autor