Início Interiores 5 soluções para espaços pequenos

5 soluções para espaços pequenos

5
0

Depois de saber quais os erros mais comuns na decoração, conheça 5 soluções para espaços pequenos no geral.

 

A decoração de espaços pequenos é muitas vezes uma tarefa bem difícil de conseguir, constituindo um desafio. A ideia principal para quem decora um espaço pequeno é sempre a de rentabilizá-lo ao máximo por forma a não tornar este num espaço apertado, sem conforto, que quase aperta o pensamento. Neste sentido há vários erros que todos cometemos quando nos dedicamos a esta tarefa, e dos quais precisamos de ter conhecimento para não os cometer. Esses erros dizem respeito à escolha de móveis e acessórios desadequados que reduzem o espaço disponível e não nos auxiliam a atingir o nosso objetivo. A decoração de um espaço pequeno exige um bom planeamento que evite o exagero. Não se deixe conduzir pelo impulso e seja prudente, inicie esta aventura com uma noção concreta da forma como cada escolha decorativa vai influenciar a sua gestão de espaço e de como essa mesma escolha se vai enquadrar com a restante decoração.

Os 5 erros mais comuns na decoração de espaços pequenos:

 1. Falta de luz: Já em outros artigos explorámos a importância da luz num espaço. Esta, seja ela natural ou artificial, é demasiado importante para que as suas divisões deem a aparente sensação de que são maiores. Num espaço pequeno a dica está em não usar apenas luz superior, mas antes conjugar esta com candeeiros para diversas funções, como num canto para ler, etc. Não exagere no tamanho dos candeeiros. Opte por candeeiros que não sejam compridos ou que fiquem mais junto ao teto. Se tem a possibilidade de usufruir de luz natural, evite colocar cortinas com tons pesados e não transparentes junto às janelas.

2. Cores escuras: Deve evitar as cores escuras em qualquer elemento da sua decoração, seja nas paredes, mobiliário ou mesmo acessórios. Opte pela utilização de cores quentes, claras e neutras, ou uma conjugação entre estas, o que dará ao seu espaço uma maior sensação de conforto.

3. Móveis grandes: Um mobiliário muito grande vai provocar num espaço pequeno uma sensação pouco agradável. Opte por peças pequenas, embutidas ou feitas por medida. A dica está também em utilizar móveis que sirvam vários propósitos, como uma mesa que se abre e tenha espaço para arrumação. Para além disso, escolha móveis com apontamentos em vidro, deixando a luz fluir e dando ao espaço uma sensação mais leve.

4. Acessórios em excesso: Ao utilizar demasiados acessórios vai reduzir consideravelmente o espaço que tem disponível. Evite ter prateleiras e paredes cheias e em desordem. Use este tipo de decoração em pontos chave que criem destaque.

5. Exagero de padrões: Em todos os espaços o uso de padrões deve ser bem pensado, mas em espaços pequenos esta regra é ainda mais fundamental. Opte por apenas utilizar padrões em acessórios como almofadas.

 

5 Soluções para espaços pequenos:

São vários os truque que podemos adicionar ao nosso espaço para dar a sensação de que o mesmo é maior. Após ter conhecimento daquilo que não deve fazer na sua divisão se esta for pequena, conheça agora 5 soluções para espaços pequenos.

1. Mobiliário que poupe espaço: O mobiliário compacto e que proporciona vários tipos de função é a melhor opção para espaços pequenos.

5 soluções para espaços pequenos

2. Espelhos: Os espelhos dão a qualquer espaço uma sensação de alongamento. Eles auxiliam-nos a tornar o nosso espaço aparentemente maior quando colocados estrategicamente. Jogar com os espelhos é a opção mais simples para realizar este seu objetivo, e trás resultados bastante satisfatórios.

5 soluções para espaços pequenos

3. Use acima das portas como espaço extra: Esta solução pouco praticada é uma excelente ideia para quem quer arrumação sem ocupar muito espaço.

5 soluções para espaços pequenos

4. Redimensione o seu mobiliário: Se tem jeito para explorar o seu lado mais criativo, divirta-se a redimensionar o seu mobiliário. Não só poupa espaço como também dá ao mesmo um cariz de originalidade e criatividade.

5 soluções para espaços pequenos

5. Divida os espaços: Esta é uma ótima solução para demarcar espaços e conseguir arrumação extra. Pode abordar este tópico com maior profundidade aqui!

5 soluções para espaços pequenos

Com estas sugestões, a aventura de decorar um espaço pequeno vai tornar-se consideravelmente mais fácil e no fim o seu objetivo vai ser alcançado com sucesso. Aventure-se com conhecimento para um resultado harmonioso e elegante.