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A dieta dos 2 dias

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A dieta dos 2 dias

Fique a conhecer a dieta mais popular do momento, bem como alguns dos seus possíveis menus

 

“A dieta dos 2 dias”, de Michael Mosley, chegou recentemente Às livrarias portuguesas. Formado em medicina e produtor e apresentador de documentários da BBC, nas áreas da saúde e da ciência, Mosley defende que “Alguns estudos sugerem que a ingestão regular de pequenas refeições é vantajosa para a saúde, desde que não acabemos a comer mais. Infelizmente, no mundo real é exatamente isso que acontece.” – pois, em média, quem petisca ingere mais 300 calorias por dia do que o recomendável. Mosley vem, por isso, propor o oposto: várias horas sem comer.

Tudo indica que os jogos Olímpicos inspiraram a busca da boa forma física e saudável dos atletas, tendo o jejum intermitente sido sugerido como a chave para a perda de peso. Isto levou o Dr. Krista Varady da Universidade de Illinois, em Chicago, a criar a dieta “5:2”, criada para perder peso de forma saudável. Esta dieta é muito simples: em dois dias da semana faz-se jejum e nos outros cinco come-se normalmente.

Michael Mosley decidiu ajustá-la, de modo a torná-la mais fácil de ser seguida, permitindo que nos dias de jejum sejam ingeridas cerca de 600 calorias por dia, se for um homem, ou 500 calorias se for uma mulher.

O jejum é a grande e principal desmotivação para quem tem excesso de peso mas continua a comer, pois não é fácil a ideia de “passar fome” e abdicar dos seus alimentos preferidos. O próprio autor, no início de 2012, encontrava-se nessa situação: tinha 55 anos, pesava 85kg e possuía um IMC de 26 (ligeiramente acima do saudável), tinha o colesterol elevado e era pré-diabético. No fundo, queria ser mais saudável, estar mais em forma, perder barriga, mas sem grandes sacrifícios! Foi então que lhe propuseram que se tornasse cobaia de um documentário da série Horizon, da BBC, para explorar a ciência subjacente ao prolongamento da vida.

Os estudos das últimas décadas indicam que o caminho está em praticar dietas restritivas a nível calórico com jejuns regulares, pois o jejum promove o estado geral de saúde e, consequentemente, a longevidade. Contudo, a maioria de nós não tem capacidade nem força para se manter num plano tão restrito e exigente que nos leve a passar fome, por isso, quando Mosley se apercebeu que os resultados obtidos em ensaios clínicos que testavam o jejum em dias alternados eram semelhantes, ficou entusiasmado. Mesmo assim, comer dia sim, dia não, não era suficientemente bom, mas um estudo com ratinhos revelou que dois dias de jejum eram suficientes para compensar os “estragos” dos restantes dias da semana e, assim, Michael Mosley decidiu que essa seria a experiência que filmaria, como cobaia, para a BBC.

O documentário “Eat, fast, live longer” (“Coma, jejue, viva mais”) foi transmitido durante os Jogos Olímpicos de Londres, em agosto de 2012, e bateu recordes de audiências, tendo sido visto por 3 milhões de espectadores que se renderam e se mostraram bastante entusiasmados com a ideia de fazer “sacrifícios” apenas dois dias por semana, podendo comer o que quisessem nos restantes dias. A partir daí, o efeito foi crescente e a “dieta dos 2 dias” tornou-se a mais popular da atualidade.

Não sabemos se esta se trata de uma moda passageira ou de uma tendência que veio para ficar, no entanto, é sempre importante que consulte o seu médico antes de iniciar qualquer alteração repentina nos seus hábitos alimentares.

A dieta dos 2 dias

Possível menu – o que comer nos 2 dias da dieta

(Entre as refeições devem manter-se 12h de jejum. Pode beber-se água, chá e café. Em SOS, comer pedaços de maçã ou morangos)

Dia 1 – 2.ª feira

8h, pequeno-almoço: Papas de aveia com mirtilos frescos (190 calorias)

20h, jantar

Frango salteado com legumes e uma tangerina (306 calorias)

Total de calorias: 496

Dia 2 – 5.ª feira

8h, pequeno-almoço: Maçã fatiada, manga e um ovo cozido (223 calorias)

20h, jantar

Salada de atum, feijão e alho. Molho: alho esmagado, raspa e sumo de limão e vinagre de vinho branco (267 calorias)

Total de calorias: 490

 

Fontes:

  • Dietas e regimes – “DIETA 5:2 FAZ PERDER PESO E VIVER MAIS?”
  • Visão – “Dieta dos dois dias nas bocas do mundo”

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