Início Curiosidades A história do Post-it

A história do Post-it

133
0
A história do Post-it

A história do papelinho que nos permite dar asas à imaginação

 

O Post-it já conta com 32 anos de existência. Desde a sua invenção, em 1980, com o tradicional formato e cor amarela, que o Post-it conquistou grande parte do mercado e foi alvo de grande aceitação.

A história do Post-it

Em 1968, Spencer Silver desenvolveu um adesivo que se caracterizava pela suavidade com que aderia às superfícies e que facilmente era removido das mesmas, não perdendo as suas propriedades, sendo possível voltar a aderir. Mas foi apenas em 1977 que o inicio da história do Post-it ganhou vida, tornando-se num projeto de produto de consumo. Art Fry, colega de Spencer Silver na empresa 3M, deparou-se com a dificuldade que tinha de manter os seus marcadores de livros dentro dos mesmos sem que caíssem. Assim, teve a ideia de fazer uma junção entre o adesivo criado por Spencer e tiras de papel para solucionar o seu problema. Foi desta forma que Art Fry percebeu que tinha em mãos uma nova solução prática para comunicar e organizar informações.

A história do Post-it

A empresa 3M viu neste pequeno papelinho um possível caso de sucesso e, no ano de 1978, realizou um evento com amostras de Post-it, o qual se revelou um sucesso, com mais de 90% do público a afirmar convictamente que compraria o produto. É então em 1980 que o já velho mas ainda bastante atual papelinho é lançado nos Estados Unidos da América.

A história do Post-it

Nos anos que se seguiram até os dias de hoje, a empresa foi apostando na diversificação deste produto, projetando para o mesmo variadas linhas, caracterizadas pelas diferentes formas, cores, tamanhos e tipos de material (papel e plástico), fazendo com que atualmente existam mais de 1000 produtos de marca Post-it vendidos em mais de 100 países. O objetivo: tornar o nosso dia-a-dia mais fácil e prático.

A história do Post-it

E é desta forma que o pequeno papel amarelo se transforma numa panóplia de opções criativas e originais. E já que se fala em criatividade, pensemos no quanto ela está presente no número de finalidades para as quais podemos usar os Post-it. Mais uma vez a imaginação de alguns funcionou para dar a este papel um toque mágico, fazendo com que o mesmo exceda as funções da organização e passe a ser hoje utilizado para fazer surpresas, para nos facilitar o dia-a-dia em diversas situações, e mesmo como forma de arte. Aqui ficam algumas imagens bem ilustrativas.

A história do Post-it

A história do Post-it

A história do Post-it

A história do Post-it

A história do Post-it

A história do Post-it

Várias foram já as cópias realizadas do pequeno papelinho. Assim, uma nota apenas: Post-it designa a marca do formato original, e não todos os tipos de formato existentes criados por outras empresa com a mesma finalidade.