Início Saúde Bem Estar A inveja faz mal à saúde

A inveja faz mal à saúde

163
0
A inveja faz mal à saúde

Não cobice o que não lhe pertence e esteja atento à inveja alheia…pela sua saúde!

 

“Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios” – Sêneca

É comum e natural no ser humano a necessidade de se sentir realizado, conseguir uma vida melhor, vencer profissionalmente, ascender socialmente e sentir-se reconhecido pelos outros. O problema é que, em muitos casos, a motivação para vencer e alcançar os seus objetivos não se encontra no prazer de alcançar algo por mérito próprio ou no ultrapassar de desafios, mas sim na inveja: o desejo de ter o que o outro tem e de ser como o outro.

Normalmente, as pessoas invejosas têm muito baixa autoestima e nunca estão satisfeitas com o que têm, pois “a galinha do vizinha é sempre melhor que a minha”. As pessoas invejosas tendem, por isso, a agir com o intuito de destruir o que o “vizinho” tem, pois é a única forma de aquilo que têm seja, por sua vez, reconhecido.

No local de trabalho é bastante comum encontrar este tipo de pessoas, mas nem sempre é fácil identificá-las, na medida em que muitas vezes se encontram camufladas como “melhor amigo” ou limitam-se a observar.

Contudo, é fundamental que se tenha consciência de que a inveja é, realmente, prejudicial à saúde. Se tivermos alguém invejoso ao nosso redor, é natural que o stress aumente e que possam, inclusive, ocorrer ataques de pânico.

A inveja faz mal à saúde

A pessoa que inveja, para além de sofrer por não ter o que o outro tem, acaba por se desviar do seu próprio caminho, não desenvolvendo as suas próprias habilidades.

Todos nós experienciamos o sentimento de inveja uns pelos outros e em diferentes graus. O importante é apercebermo-nos disso e que tentemos eliminá-lo de dentro de nós. Ao aceitarmos o merecimento e o destino do outro, fortalecemo-nos a nós próprios, pois as pessoas podem e devem servir de exemplo para que também consigamos alcançar a nossa felicidade.

Se for uma pessoa invejosa, tente aperceber-se de que sempre que deseja o que pertence a outra pessoa, os pensamentos que alimenta são: “eu não consigo”, “sou um fracasso” ou “a vida não é justa comigo”…E isso acaba mesmo por acontecer, pois nós criamos aquilo que sentimos! Medite profundamente, analise a situação e mude de atitude.

Fontes:

  • Revista Total Saúde – “Inveja”
  • GNT – “A inveja faz mal”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui