Início Curiosidades Alguém sabe como surgiu o famoso Clip?

Alguém sabe como surgiu o famoso Clip?

170
0

Um objeto tão simples e tão necessário na nossa vida

 

Com certeza que utiliza este objeto com um formato curioso, mas com uma utilidade imensa no seu dia a dia. Será que nunca se perguntou como surgiu este pequeno objeto? Então fique a saber qual a sua história.

Até ao fim do século XIX, para evitar que uma pilha de papéis se dispersasse, era preciso utilizar alfinetes. Em 1877,  ao contrário daquilo que por vezes se lê, quem inventou o clip não foi propriamente o norueguês Johan Vaaler. O que se confirma é que Vaaler criou uma espécie de clip no ano de 1899, que a patenteou na Alemanha, porque na Noruega não havia uma lei de patentes. Contudo, Vaaler nunca chegou a fazer nada com a sua patente e  só a requereu   em 12 de Novembro desse mesmo ano e que lhe foi concedida em 6 de junho de 1901.

Mas o que Vaaler desconhecia era que, já existia uma versão mais funcional e prática do clip, com as duas formas ovais tal como atualmente conhecemos, e que era já produzida e vendida pela empresa britânica Gem Manufacturing Company Ltd. Para além disso, o design do clip de Vaaler era menos eficaz pois não tinha as duas voltas completas do “arame”.  O clip tornou-se um objeto comum e adquiriu um simbolismo especial durante a Segunda Guerra Mundial. Os noruegueses, que consideram Vaaler o verdadeiro inventor do objeto, fizeram do clip um símbolo de união nacional contra os invasores nazis. Como não podiam usar botões com o símbolo da casa real instituíram o clip como substituto, mesmo sabendo que a ostentação desse simples objeto os pudesse levar à prisão.

O clip deve a sua origem a William D. Middlebrook cuja patente é datada de 9 de Novembro de 1899. Mas Middlebrook não só inventou o clip, como também a máquina para os  fazer. Os desenhos da patente retratam distintamente o clip de papel moderno.

 

Alguém sabe como surgiu o famoso Clip?
Máquina de fazer clip de Middlebrook

A empresa Cushman e Denison comprou a patente de William Middlebrook no mesmo ano da sua criação e registaram o nome ‘GEM’ para o novo clip de papel. Após analisarem bem o produto, resolveram introduzir uma melhoria no seu design: arredondaram os cantos evitando assim os puxões, os arranhões ou até mesmo danificar os documentos utilizados.

Alguém sabe como surgiu o famoso Clip?

                                                                                              Publicidade dos Clips da GEM

Desde a sua criação e disseminação pelo mundo, foram criadas inúmeras versões de clips, com variadíssimas formas e materiais e diferentes marcas e desenhos que desafiaram o original, incluindo clips de plástico coloridos.  O importante era manter a sua função, ou seja, conseguir prender uma grande quantidade de folhas, ser fino, ocupar pouco espaço e usar menos arame possível.

Alguém sabe como surgiu o famoso Clip?