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Alimentos para viver mais tempo!

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Já sabemos que o que consumimos afeta a nossa saúde, mas sabia que há alimentos que contribuem para a sua longevidade?

 

Estudos científicos na área da nutrição mostram como aquilo que comemos tem uma enorme influência na quantidade de anos que vivemos e, por isso, no artigo de hoje damos-lhe a conhecer alguns alimentos que deve consumir para conseguir uma vida longa e saudável.

Abacate

Alimentos para viver mais tempo!

As doenças cardíacas são uma grande causa de morte e podem ser evitadas consumindo alimentos benéficos para o coração. O abacate é um desses alimentos e baixa os níveis de “colesterol mau”, aumentando os níveis de “bom colesterol”. Ajuda ainda a que o organismo absorva vitaminas saudáveis para o nosso coração, como beta-caroteno e licopeno.

Alho

Alimentos para viver mais tempo!

Estudos revelaram que os fitoquímicos presentes no alho podem travar a produção de químicos cancerígenos no nosso organismo e que as mulheres que consomem mais alho têm menores riscos de desenvolver certos tipos de cancro do cólon.

Alimentos biológicos

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Aqui pode encontrar muitas vitaminas e minerais. Um estudo de 2011 da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, revelou que estes nutrientes adicionais podem prolongar o tempo de vida.

Azeite

Alimentos para viver mais tempo!

O azeite é uma “gordura boa”, bastante conhecida pelos seus benefícios para o coração e para a longevidade. Os estudos revelam que o azeite está também associado à saúde do nosso cérebro e à prevenção de cancro. Aconselha-se duas colheres de sopa por dia.

Brócolos, Uvas e Salada

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Os investigadores concluíram que estes três alimentos possuem benefícios extra que contribuem para a longevidade.

Carne branca

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Num estudo desenvolvido pela Universidade de North Caroline, em 2009, pessoas que consumiram maioritariamente carnes brancas diariamente, mostraram um risco de morte ligeiramente inferior, durante o período da investigação, relativamente àqueles que consumiram maioritariamente carnes vermelhas.

Chocolate

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Um estudo de Harvard, que analisou mais de 8.000 participantes, concluiu que, em 1999, os homens que consumiam chocolate mais de três vezes por mês viveram mais tempo do que os que não o fizeram. Num estudo de 2009, na Escócia, os pacientes que tinham sobrevivido a ataques cardíacos tinham mais 44% de hipóteses de sobreviver aos oito anos seguintes se comessem chocolate mais do que uma vez por semana, comparativamente com quem não consumia chocolate. Outros tipos de doce não pareceram afetar a longevidade. Opte pelo chocolate preto, pois é onde adquire mais flavonóis, um antioxidante presente no chocolate.

Feijões

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Num estudo de 2004, os investigadores observaram que, por cada 20 gramas de legumes ingeridos diariamente, os participantes apresentavam uma redução de 6% a 7% da taxa de mortalidade. Uma dieta rica em feijões e legumes aumenta o butirato (um ácido gordo), que, de acordo com um estudo da Universidade do Estado de Michigan, pode proteger do desenvolvimento de cancro.

Frutos secos

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Um estudo da Universidade de Harvard revelou que o consumo de carnes vermelhas está associado a um aumento do risco de morte. O estudo também analisou os benefícios de substituir a carne vermelha por fontes de proteínas mais saudáveis (peixe, frutos secos, legumes e carnes de aves) e concluiu que, de todas as substituições analisadas, substituir bife ou carne de porco por frutos secos diminuía em 19% o risco de uma pessoa morrer durante a meia idade.

Frutos vermelhos

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Estes frutos são conhecidos pela sua enorme quantidade de antioxidantes, que ativam o nosso sistema imunológico, afastando a possibilidade de contrairmos doenças que possam colocar a nossa vida em risco. Um estudo, de 2012, da Universidade de Harvard, revelou que consumir mirtilos pelo menos uma vez por semana ou morangos duas vezes por semana pode reduzir o risco de declínio cognitivo nos adultos.

Grãos e sementes

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As fibras podem proteger de diabetes, doenças cardíacas, alguns cancros, obesidade e podem reduzir o colesterol, o açúcar no sangue e a pressão arterial.

Peixe

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Peixe gordo, como o salmão e o atum, podem ajudar pacientes com doenças cardíacas a viver durante mais tempo. Um estudo de 2009 da Universidade do Havai concluiu que as pessoas que consumiam mais este tipo de peixe reduziram o risco de doenças cardíacas associadas a causas de morte em 23%, comparativamente com os que comiam menos.

Tomates

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O cancro também continua a ser uma causa de morte bastante presente na nossa realidade e o licopeno é um nutriente que ajuda a combatê-lo. A melhor fonte são os tomates.

Vegetais de tonalidade avermelhada

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Apesar da carne vermelha não contribuir para a longevidade, parece que os vegetais da mesma cor contribuem. Comer frutas e vegetais variados e com cores vivas asseguram que está a receber uma grande variedade de nutrientes, mas tudo indica que os que possuem tonalidades mais avermelhadas nos ajudam a manter jovens. Entre as melhores opções, tem a couve roxa que protege contra o cancro e estimula a saúde do seu cérebro, sumo de beterraba para diminuir a pressão sanguínea e tomates para diminuir o colesterol.

Dieta Japonesa

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Muitos especialistas acreditam que seguir uma dieta japonesa traz benefícios não apenas para o controlo do peso como para a longevidade.

Dieta Mediterrânica

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A Dieta Mediterrânica é composta por gorduras saudáveis adquiridas do peixe, do azeite e dos frutos secos, juntamente com as proteínas magras, frutas, vegetais e vinho (em moderação). Nos estudos, esta combinação é associada a longevidade, corações mais saudáveis, menores taxas de cancro, de obesidade e de doença de Alzheimer. Para além disso, a zona mediterrânea tende a dar importância à hora das refeições, aproveitando para socializar com toda a família.

Dieta Nórdica

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É também conhecida pela Dieta do Viking ou Dieta Escandinava e centra-se na cozinha nórdica: peixe, repolho, pão de centeio, tubérculos e aveia. Um estudo realizado durante um período de doze anos concluiu que as pessoas que seguiam esta dieta reduziam o seu risco de morte em 4% a 6%.

Podemos observar que o ideal é uma dieta rica em frutas e vegetais, com poucas calorias e rica em nutrientes. Outra dica importante e que também contribui para viver mais uns aninhos é cozinhar em casa. Um estudo de 2012 realizado pela Universidade de Cambridge observou que as pessoas que cozinhavam mais que cinco vezes por semana tinham mais 47% de probabilidade de viver durante os 10 anos seguintes.

 

Fontes:

  • Health – “31 Superfood Secrets for a Long and Healthy Life”

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