Início Bem Estar Alimentos que melhoram a actividade cerebral

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

139
0

Há certos alimentos que protegem as células do cérebro e diminuem o risco de desenvolver Alzheimer.

 

Ora vejamos,  os sete alimentos que melhoram a actividade do nosso cérebro:

1 – Nozes

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

As nozes são ricas em vitamina E, um antioxidante associado a um menor risco do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Investigadores da Rush University Medical Center, em Chicago, estudaram os hábitos de vida de 6.000 pessoas que não eram afetadas pela doença que que lhes rouba a memória. A pesquisa concluiu que aqueles que comiam mais alimentos ricos em vitamina E diminuíram o risco de vir a ter a doença.

2 – Ovos

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

Os ovos são ricos em colina, considerada um membro da família da vitamina B.

Quando come ovos, o seu cérebro usa a colina para produzir acetilcolina – um neurotransmissor que pode ser importante para a manutenção da memória e da comunicação entre as células cerebrais. Investigadores da Universidade de Boston acompanharam os hábitos alimentares de 1.400 adultos saudáveis e descobriram que a ingestão de colina está correlacionada com um melhor desempenho em determinados testes de memória.

3 – Mirtilos

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

Os mirtilos  são um fruto antioxidante.

Em estudos, cujas cobaias eram animais diversos, os investigadores descobriram que os mirtilos ajudam a proteger o cérebro do stress oxidativo e reduzem os efeitos das condições associadas à idade, tais como a demência e o Alzheimer.

4 – Couves

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

A couve é um vegetal que contém poderosos antioxidantes, que ajudam a proteger o seu cérebro de radicais livres tóxicos.

Um estudo realizado em conjunto com mulheres mais velhas revelou que aquelas que comem vegetais maioritariamente verdes têm mentes que funcionam como as de mulheres com menos um ou dois anos, segundo a Associação de Alzheimer.

5 – Champagne

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

Enquanto o excesso de álcool pode destruir o tecido cerebral, beber com moderação vinho e champanhe pode ser bom para a mente.

Um estudo publicado no ‘Journal of Biological Chemistry’ descobriu que o antioxidante EGCG, presente no vinho tinto e no chá verde, faz com que as proteínas beta-amilóides parem de prejudicar as células do cérebro. Por sua vez, pesquisadores britânicos descobriram que os ratos melhoram a memória espacial quando consumiam o equivalente a uma taça de champanhe.

6 – Abacate

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

Os abacates são tão bons quanto os mirtilos na promoção da saúde do cérebro.

É um fruto é rico em gordura monoinsaturada – gordura de boa qualidade para o organismo humano – o que contribui para um fluxo sanguíneo saudável no cérebro. Também ajuda a baixar a pressão arterial, o que pode reduzir o risco de hipertensão.

7 – Salmão

Alimentos que melhoram a actividade cerebral

O seu cérebro adora ómega 3 (presente no salmão), cujo papel é muito importante nas funções cognitivas.

O baixo nível dessa gordura insaturada no sangue está associado a um menor volume do cérebro, segundo uma pesquisa do jornal ‘Neurology’. Por seu lado, uma investigação publicada pela Universidade de Petersburgo revelou que adultos com menos de 25 anos que haviam aumentado a ingestão de ómega 3, durante seis meses, melhoraram a sua pontuação em testes de memória.