Início Decoração e Design Aprenda a decorar a sua casa com o significado das cores

Aprenda a decorar a sua casa com o significado das cores

103
0
Aprenda a decorar a sua casa com o significado das cores

Conheça o significado das cores e decore a sua casa, segundo o Feng Shui

 
A escolha da cor na hora de decorar uma casa ou uma divisão levanta sempre algumas perguntas e indecisões. Segundo o Feng Shui, o efeito das cores é simbólico, terapêutico e repleto de energias e sensações. Conheça a seguir os significados das cores e como podem ser utilizadas na decoração para estimular os efeitos desejados e faça as suas escolhas:

Amarelo

Esta cor está associada ao ouro e por isso simboliza poder e riqueza. Nos escritórios e salas de estudo é a cor mais indicada na decoração pois ela estimula a inteligência, a sabedoria e o raciocínio, aumentando ainda a capacidade de concentração. É uma cor que reflete sentimentos ligados à força, ao entusiasmo e à confiança.
amarelo

Laranja

Esta tonalidade tem quase a mesma intensidade do vermelho pois transmite otimismo, alegria, criatividade e vitalidade. O laranja está muito associado à comunicação, ao movimento e à iniciativa. À semelhança do vermelho, este tom está indicado na decoração de salas de jantar e salas de estar pois chama a atenção e estimula a criatividade e a conversa.
laranja

Vermelho

Cor que transmite energia, força, vigor e paixão. Representa a luz, o fogo e o poder. Apesar de o vermelho poder surtir numa bela decoração é uma cor que deve ser utilizada com moderação. A utilização de cores quentes, como o vermelho, é indicada para salas de jantar pois é um local aonde as pessoas partilham conversas e boa disposição enquanto saboreiam uma refeição. Na cozinha, esta cor tem a capacidade de ajudar a aguçar o apetite. Nos quartos a utilização do vermelho não é indicada pois sendo uma cor muita energética pode causar irritabilidade e insónia.
vermelho

Rosa

Ideal para dar um toque romântico e trazer suavidade a um ambiente. A energia desta cor é suave, tranquilizante e protetora. Associada ao amor, à felicidade e ao romance esta cor é indicada para quartos de casal.

Azul

Transmite harmonia, tranquilidade, paz, confiança e sentimentos curativos e relaxantes. O azul claro e o azul celeste simbolizam espiritualidade e faz-nos sentir descontraídos, calmos e protegidos. É uma boa escolha para a decoração de quartos de criança dada a serenidade que transmite e é ainda indicada para casas de banho pois representa a água. O azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. É uma cor aconselhável contra a insónia porém quando utilizado em demasia pode provocar depressão.
azul

Verde

Associada à natureza, esta cor representa espaço, liberdade, harmonia, equilíbrio e saúde. É capaz de desapontar sentimentos de calma, conforto e paz interior. Quando utilizada em tons claros, o verde pode predominar a decoração dos quartos de casal e de criança. É também indicada em casas de banho e salas de estar pois é considerada uma tonalidade aconchegante mas não tão relaxante como o azul.
verde

Violeta

Esta cor tem o poder de equilibrar a mente e ajudar a transformar as obsessões e os medos. Muitos psiquiatras recorrem a esta cor para acalmar e tranquilizar os pacientes que sofrem de problemas mentais e nervosos. Esta cor usada num tom mais escuro, nomeadamente o roxo, é associada às energias da compaixão e às boas ações, inspirando dignidade, autoridade e respeito.
violeta

Branco

Transmite paz, inocência e pureza. Esta cor permite usar e abusar em qualquer divisão da casa, destacando objetos e quadros coloridos. Espaços mais pequenos tornam-se mais amplos quando esta cor é utilizada em paredes e tetos.
branco

Cinzento

O preto e o branco misturam-se para criar esta cor que pode ser símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. O cinzento pode revelar-se bastante simples, triste, neutro e sóbrio, no entanto, pode ser visto também como uma cor moderna, chique, marcante e harmoniosa. Seja um tom de cinzento mais escuro ou mais claro é importante conjugá-lo sempre com detalhes ou objetos coloridos que se destaquem.
cinzento

Preto

É uma cor que representa sabedoria e profundidade intelectual. É capaz de provocar uma sensação de profundidade nas divisões tanto a nível de perspetiva como de disposição. O preto pode ser muito elegante e sofisticado mas exige cuidado na sua utilização pois quando usado em excesso transmite sentimentos depressivos e de pessimismo. O ideal é combiná-lo com cores neutras, por exemplo o branco dos móveis, ou utilizá-lo em pormenores e no destaque de cores fortes, como o vermelho.

preto

Dadas as nossas sugestões tenha ainda sempre em atenção a iluminação pois esta pode mudar a aparência das cores que escolher. Vários tipos de luzes como as fluorescentes e as incandescentes dão tons diferentes às cores aplicadas nas paredes.