Início Decoração e Design Aprenda a decorar com espelhos

Aprenda a decorar com espelhos

92
0

Veja como um simples espelho poderá fazer a diferença na sua decoração…

 

A ideia base associada a um espelho é a de podermos visualizar o nosso próprio reflexo. Porém, este simples objeto é capaz de proporcionar outras ideias e soluções que vão além de uma simples imagem refletida. Na decoração da sua casa, o espelho tem a possibilidade de desempenhar três principais funções: criar a sensação de amplitude num espaço pequeno, iluminar ambientes com pouca luz natural e, claro, utilizá-lo como elemento decorativo.

Aprenda a decorar com espelhos

Entre várias sugestões decorativas para espaços pequenos, o espelho é um elemento indispensável para ampliar visualmente o espaço de uma divisão. Para conseguir esse efeito é importante que os espelhos sejam colocados em modo horizontal ou vertical desde que se posicionem num ângulo de 90º com o piso. Corredores estreitos e escadarias são perfeitos para decorar com espelhos.

Aprenda a decorar com espelhos

Aprenda a decorar com espelhos

Caso tenha uma divisão iluminada com pouca luz natural, a colocação de um ou mais espelhos revelar-se-á uma solução eficaz e barata. Se colocar um espelho na parede oposta em frente da janela, este objeto irá refletir a luz natural vinda do exterior. Este truque poderá tornar-se ainda mais exuberante caso tenha uma vista bonita da janela que será refletida no espelho que nem um quadro decorativo. Uma vez que nem todas as paredes recebem luz solar direta, observe ao longo do dia quais os pontos da divisão que recebem maior luminosidade e os que permanecem mais escuros. Deste modo, saberá ao certo quais os locais indicados a colocar um espelho para que a luz seja refletida nas paredes mais sombrias. Mesmo que a divisão não tenha nenhuma janela, a presença de um espelho irá criar uma maior amplitude visual e a ilusão de que existe uma entrada de luz natural.

Aprenda a decorar com espelhos

Aprenda a decorar com espelhos

Os espelhos poderão ser encontrados numa vasta diversidade de cores, formatos e acabamentos. Com criatividade e imaginação, eles poderão dar um toque de elegância, originalidade e alegria à sua decoração, basta apenas combiná-los com a restante decoração. Se colocar um espelho atrás de elementos decorativos como flores, velas, entre outros, será criada a ilusão da multiplicação destas peças decorativas.

Aprenda a decorar com espelhos

Aprenda a decorar com espelhos

A decoração com espelhos também é muito usual em móveis, seja em portas, gavetas ou até mesmo no tampo de uma mesa.

Aprenda a decorar com espelhos

Aprenda a decorar com espelhos

Tome nota ainda das seguintes dicas e dos erros a evitar:

  • Use os espelhos com moderação na decoração para que estes não surtam o efeito contrário ao desejado. O uso excessivo de espelhos poderá ser visualmente desconfortável, capaz de fazer perder a referência do local onde nos encontramos.
  • Os locais indicados para a colocação de espelhos são o hall de entrada, sala, quarto e casa de banho. Os espelhos são dispensáveis na cozinha até porque são propícios a uma maior limpeza e a uma manutenção constante.
  • Quando colocar um espelho, certifique-se que o mesmo irá refletir algo que seja bonito de observar e não áreas pouco atrativas.
  • Espelhos com muitas divisões poderão criar uma sensação de redução da área.
  • Os espelhos não deverão ser colocados nem muito baixos, nem muito altos. Eles deverão situar-se, a uma altura média, entre os 1,40m e os 1,80m, de modo a que se consiga ver sem muito esforço.
  • Evite colocar espelhos em frente a mesas de jantar ou sofás para que não se torne desagradável as pessoas estarem, constantemente, a verem o seu próprio reflexo.
  • Espelhos verticais e grandes são os mais indicados para os quartos, sejam eles colocados em roupeiros, paredes ou assentes no chão.

Aprenda a decorar com espelhos

 

Aprenda a decorar com espelhos

Poderá ainda guiar a sua decoração de acordo com as regras do Feng Shui. Esta filosofia chinesa usa a energia dos cinco elementos da natureza para criar equilíbrio num ambiente: terra, água, fogo, metal e madeira. A água é representada pelas cores azul e preto e também pelos espelhos.

Segundo o Feng Shui, colocar um espelho sobre uma lareira poderá ser uma ideia perfeita, pois este, enquanto elemento água, irá equilibrar o ambiente (perante o elemento fogo da lareira) e trazer boas energias. É também aconselhável a presença de um espelho na entrada da casa para proporcionar a sensação de uma receção acolhedora e de boas vindas aos convidados.

Aprenda a decorar com espelhos