Início Bem Estar Aprenda a viver o momento presente

Aprenda a viver o momento presente

116
0
Aprenda a viver o momento presente

Muitos de nós vivemos encurralados no passado e a sonhar com o futuro, enquanto nos esquecemos de que o que realmente importa é o aqui e o agora, pois o passado é inalterável e o amanhã pode nem chegar.

 

 “O segredo para um corpo e uma mente saudáveis é não nos lamentarmos sobre o passado, não nos preocuparmos com o futuro ou antecipar preocupações, mas sim viver no presente de forma sábia e séria.” – Buda

A expectativa relativamente ao futuro e as saudades do passado estão presentes na vida de muitas pessoas. É, realmente, bastante fácil passar o tempo a gastar a nossa energia em preocupação, imaginando o que queremos vir a fazer ou o que poderia ter sido feito. Isto leva a que as pessoas se esqueçam do mais importante: viver o dia a dia…viver o momento! Apesar de haver quem viva intensamente o presente, trata-se de uma minoria. A maioria continua a afastar-se do seu ideal de vida devido a inquietações sobre o que já foi e o que está para vir.

Aprenda a viver o momento presente

São feitos imensos planos para o futuro, mas, entretanto, esquecemo-nos de que é o dia de hoje que está nas nossas mãos, de que é no presente que temos a oportunidade de atuar e de que é este presente que irá contribuir para o dia de amanhã. Apenas quando conseguimos aprender a viver no momento nos conseguimos sentir mais leves e seguros e agir de modo a ir ao encontro dos nossos objetivos.

Viver constantemente preocupado com o que aconteceu, com o que está para acontecer, com o que já não muda e a idealizar o futuro, esquecendo-nos de agir quando se pode e deve, desenvolve em nós a sensação de que estamos a deixar a vida passar e de que não fazemos nada de útil, de que não a aproveitamos e de que o tempo passa rápido demais. Isso só mudará quando nos decidirmos a mudar de atitude.

Continuar a viver (ou ver os dias passar) procurando constantemente o que nos proporcionou bem-estar no passado, apenas contribui para que o nosso presente se torne cada vez mais esquecido. As pessoas que vivem assim esquecem-se que o único dia sobre o qual têm algum poder e em que podem fazer algo é o de hoje.

O passado não tem, obviamente, que ser esquecido. Nem deve! Aliás, quem não aprende com o passado passará a vida a bater com a cabeça nas paredes, cometendo os mesmos erros. A sabedoria está em viver a vida da melhor forma possível com o que temos hoje, evitando angústias de tentar prever e anteceder aquilo que não se conhece, o futuro.

É sabido que é para lá que caminhamos, mas há que ter consciência de que ainda não chegámos lá.

Tente focar-se no que se passa na sua vida neste momento, aproveite o simples facto de estar vivo hoje. Será bastante mais benéfico do que prender-se em pensamentos acerca de assuntos do passado ou do futuro que não pode alterar e sobre os quais não tem qualquer poder. Exige prática, disciplina e, acima de tudo, concentração.

De seguida, são apresentadas algumas dicas para aprender a aproveitar a sua vida ao máximo…hoje.

Aprenda a viver o momento presente

 Desfaça-se de bens desnecessários

Para viver no presente, comece por se desfazer de bens que estejam associados a memórias passadas para que seja mais fácil deixar de viver no passado e começar a viver no momento presente.

Sorria

Cada dia está cheio de infinitas possibilidades, por isso, comece cada um com um sorriso. A sua atitude em cada manhã depende de si. Mantenha-se otimista.

Aprecie ao máximo cada momento do dia de hoje

Absorva o máximo que conseguir de cada dia – as vistas, os cheiros, as emoções, as conquistas e também as tristezas.

Perdoe mágoas passadas

Se guarda ressentimentos relativamente a outra pessoa devido a mágoas passadas, opte por perdoar e seguir em frente. Magoá-lo pode ter sido culpa deles, mas permitir que isso afete a sua disposição nos dias de hoje é sua.

Ame o seu trabalho

Se se limita a sobreviver às suas semanas de trabalho, ansiando constantemente pelo próximo fim de semana, está a gastar 71% da sua vida (cinco dos sete dias da semana). Existem duas hipóteses: 1. Encontre um trabalho de que realmente goste ou 2. Encontre algo no seu trabalho atual que se sinta agradado a fazer e concentre-se nisso, evitando pensar nos pontos negativos.

Sonhe com o futuro, mas trabalhe hoje

Sonhe alto. Defina objetivos e faça planos para o futuro, mas trabalhar para isso no presente é sempre o primeiro passo na realização dos nossos sonhos de amanhã. Não permita que o sonhar com o amanhã substitua a sua vida hoje.

Não viva preso a conquistas do passado

Se continua a falar do que fez ontem, provavelmente não fez muito hoje.

Acabe com as preocupações

Não conseguirá apreciar completamente o presente se se preocupa demasiado com o amanhã. Tenha consciência de que o futuro acontecerá independentemente de se preocupar com ele ou não e, já que as preocupações nunca valeram de nada a ninguém, redirecione a sua energia mental para outras coisas.

Pense para além de antigas soluções para problemas

O nosso mundo está em constante mudança e a maioria das soluções de ontem não são as respostas para o dia de hoje. Não se prenda a um “mas é como sempre temos feito”. As soluções de ontem não são as de hoje e, certamente, não serão as de amanhã.

Crie

Pense em algo que queira criar e dedique toda a sua atenção, seja escrever um poema, fazer um origami, pintar, trabalhos manuais ou fazer um bolo…Aquilo de que mais gostar.

Corra

Liberte-se, focando-se no seu físico. Corra até ficar sem fôlego.

Medite

É este o segredo para disciplinar a sua mente a não se restringir a certos pensamentos.

Comunique

Uma das melhores forma de deitar abaixo os seus fardos mentais por momentos é através da interação. Coloque uma questão numa palestra, cante karaoke com os seus amigos ou participe num debate amigável.

Invista

Não se limite a observar o mundo à sua volta, participe dele. Permita-se interpretar o que vê, ouve e sente. Tenha atenção ao momento.

Ofereça ajuda

Quando está a ajudar alguém com um problema, por momentos esquece os seus.

“Viva o hoje, pois o ontem já se foi e o amanhã talvez não venha”, já dizia Antoine de Saint-Exupéry.

Aprenda a viver o momento presente

Fontes:

  • Sentir bem – “Viva o hoje plenamente!”
  • Sentir bem – “Entre o passado e o futuro, sabedoria é viver o presente.”
  • Sentir bem – “Reféns do futuro.”
  • Becoming Minimalist – “10 Tips to Start Living in the Present”
  • Positively Present – “15 ways to live in the moment”