Início Cultura e Lazer Argo já conta com 6 nomeações para os óscares

Argo já conta com 6 nomeações para os óscares

12
0
Argo já conta com 6 nomeações para os óscares

Filme Argo, realizado por Ben Affleck, conta já com 6 nomeações para os óscares, nomeadamente para melhor filme, melhor banda sonora e melhor edição.

Baseado em factos reais, relatados no livro Master of Disguise: My Secret Life in the CIA de Antonio J. Mendez e no artigo How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue Americans From Tehran de Joshuah Bearman, publicado na revista Wired.

O filme tem início a 4 de novembro de 1979, aquando da invasão da embaixada norte-americana em Teerão por militantes islâmicos e estudantes iranianos. Estes, exigem a extradição do ex-governante do país Mohammad Reza Pahlavi, na altura a ser tratado por problemas de saúde nos EUA. Entretanto, seis americanos conseguem sair da embaixada antes da invasão, recolhendo-se na residência do embaixador do Canadá.

A CIA estuda meios de os resgatar e Tony Mendez engendra a ideia de resgate por meio de uma equipa de produção de um falso filme de ficção científica, de nome Argo. Com o apoio do seu chefe, Jack O’Donnell, e a ajuda de John Chambers, um especialista em maquilhagem na indústria cinematográfica, e do actor Lester Siegel, monta uma equipa e viaja até Istambul, onde treina as novas identidades com os refugiados. Daí, segue de novo para Teerão.

Título Original: Argo
Ano: 2012
País: EUA
Duração: 120 min
Género: Drama, História, Thriller
Realizador: Ben Affleck
Actores: Ben Affleck, Bryan Cranston e John Goodman

IMDb: 8,1
Complexo Magazine: – 8