Início Bem Estar Arteterapia: o desenvolvimento pessoal através da expressão artística

Arteterapia: o desenvolvimento pessoal através da expressão artística

82
0

Deixe-se envolver pela arte…

 

A arteterapia é uma terapêutica alternativa que utiliza a expressão artística como modo de libertação física, psíquica e mental. Basta haver criatividade e imaginação.

A arteterapia combina teorias e técnicas tradicionais de psicoterapia com uma compreensão dos aspetos psicológicos do processo criativo. É aplicada em variados contextos clínicos e a populações diversas. A arteterapia pode também ser encontrada fora de ambientes clínicos, tal como em estúdios ou em workshops que se foquem no desenvolvimento criativo.

Os especialistas de arteterapia trabalham tanto com crianças, como com adolescentes ou adultos e os seus serviços podem ser prestados individualmente, a grupos, casais ou comunidades.

De acordo com a Organização Internacional de Arteterapia, “A arte tem o potencial de mudar vidas de maneira profunda. Quando as palavras não são suficientes, voltamo-nos para imagens e símbolos para contar as nossas histórias. Ao contar as nossas histórias através da arte, podemos encontrar um caminho para a saúde e bem-estar, reparação emocional, recuperação e, por fim, transformação”. A Art Therapy Alliance, por sua vez, refere que “Arteterapia é o uso deliberado do ato de fazer arte para atender às necessidades psicológicas e emocionais. A arteterapia utiliza os meios da arte e do processo criativo para ajudar em áreas tais como (mas não limitadas a): promoção da auto-expressão, aperfeiçoamento de técnicas para lidar com os problemas, gestão do stress e reforço do sentido do ‘eu’. A arteterapia tem proporcionado tratamento da saúde mental de pacientes que experienciaram trauma, tristeza e perda, depressão, doenças crónicas, abuso de substâncias, e muito mais”.

Arteterapia: o desenvolvimento pessoal através da expressão artística

Esta segunda definição baseia-se na ideia de que a arte é um meio de comunicação simbólica. Esta abordagem é muito referida como psicoterapia da arte e destaca os desenhos, as pinturas e outras formas de expressão artística como fontes de comunicação de problemas, emoções e conflitos. A imagem da arte torna-se bastante importante para reforçar a comunicação verbal entre o paciente e o terapeuta para que se consiga resolver conflitos, problemas e se formule novas perceções que levem a mudanças positivas, crescimento e cura. Na verdade, a arte como terapia e a psicoterapia da arte são utilizadas em conjunto a vários níveis, pois é importante ter em conta que fazer arte pode ser um processo de cura, tal como ter consciência de que aquilo que se obtém através da arte nos comunica informação bastante importante.

A arteterapia não é mais que a expressão, através da arte, dos nossos pensamentos, emoções e opiniões, onde a criatividade se sobrepõe ao processo terapêutico, facilitando a comunicação, estimulando a capacidade de pensar, ajudando no relacionamento intra e interpessoal.

A expressão artística pode incluir desenhar, pintar, esculpir, fotografar, colagem, modelagem, recitar, escrever, representar, cantar, dançar, entre outros e prefere-se que a pessoa opte por atividades que não pratique habitualmente.

A arte e a saúde

A arteterapia é aconselhada a pessoas de todas as idades e engloba variadas doenças e perturbações (físicas, emocionais ou psicológicas).Para além do alivio dos sintomas, a arteterapia promove a paz de espírito, sendo indicada nas seguintes situações:

  • Tratamento de depressão
  • Stress pós-traumático
  • Perturbações da personalidade
  • Stress
  • Ansiedade
  • Fobias
  • Dependências químicas (álcool e/ou drogas)
  • Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia)
  • Alguns casos de cancro
  • Pessoas que têm receio ou pouco à-vontade em exprimir-se
  • Pessoas muito tímidas, introvertidas ou socialmente isoladas
  • Pessoas híper racionais
  • Pessoas que têm dificuldade em expressar-se verbalmente

 

Fontes:

  • International Art Therapy Organization – “What is Art Therapy?”
  • Bem Estar – “Arte-terapia – bem-estar através da expressão artística”