Início Notícias As 11 atitudes mais insuportáveis no Facebook

As 11 atitudes mais insuportáveis no Facebook

119
0

Não quer ser posto na lista negra do Facebook? Aqui estão 11 atitudes  consideradas insuportáveis

 

Toda a gente já entrou no Facebook e pensou ‘não há paciência!’, para as longas mensagens de auto-ajuda dos amigos, ou os seus reparos sobre a vida alheia. Mas por vezes, o amigo somos nós, e certos comportamentos incomodam muita gente. Os dados publicados no Facebook são permanentes, por isso é preciso ter cuidado para não ofender os outros, ou ‘queimar’ a própria reputação.As 11 atitudes mais insuportáveis no Facebook

Veja agora os comportamentos a evitar para não fazer má figura.

  1. O passa correntes: Mensagens de correntes, auto-ajuda ou humor devem ser partilhadas em moderação. O uso excessivo destas publicações, muitas vezes repetidas, podem dar-lhe a reputação de chato  ou até levar a que o bloqueiem. Deve ter também cuidado com denúncias de maus tratos a animais ou mensagens sobre pessoas desaparecidas, que devem ser sempre verificadas. E varie no assunto, ninguém gosta de um ‘disco riscado’.
  2. O viciado em aplicações: Enviar convites repetidamente para aplicações também pode irritar os seus amigos. Se uma pessoa ignorar ou recusar uma primeira vez, não continue a enviar. Tenha também atenção para evitar pedidos automáticos, que podem levá-lo a situações desagradáveis sem saber do que se passa.
  3. O profissional de lavandaria: ‘Lavar roupa suja’ é comum nas redes sociais, mas não é agradável para quem as utiliza. Todos temos dias maus e precisamos de desabafar, mas não podemos esquecer que este é um espaço público, e que as nossas mensagens ficam visíveis para todos, incluindo para quem não queremos, podendo prejudicar o visado, mas também quem publicou a mensagem. É preciso ter cuidado também com indiretas, pois a ‘carapuça’ pode servir a quem não deve, e arriscar amizades.
  4. O sem vida: Não conte cada passo da sua vida no Facebook. Primeiro porque é cansativo e os seus amigos não vão gostar, e depois porque dá a ideia de ter uma vida desinteressante, e que precisa de partilhar coisas insignificantes. Partilhe apenas acontecimentos importantes, e se não tiver nada a dizer, não diga nada.
  5. O ‘queima-amigos’: Marcar os amigos e conhecidos em fotos menos próprias só para chamar a atenção não é bom nem para si, nem para eles. O ideal será pedir autorização à pessoa antes de a marcar, ou pelo menos pensar seriamente antes de o fazer.As 11 atitudes mais insuportáveis no Facebook
  6. O fanático: Não deixe mensagens negativas sobre o clube adversário, o partido politico da oposição ou uma religião que não a sua. Todos temos o direito de ter opiniões, mas em espaços públicos como estes, devem ser moderadas, para evitar mal-entendidos e ofensas, sobretudo porque nem sempre conhecemos a reação de quem recebe a mensagem. Exprima a sua opinião de forma ponderada e educada, para evitar agredir quem não pensa da mesma forma.
  7. O ‘dois pelo preço de um’: O perfis de casais são queridos e engraçados, mas são também confusos para quem está do outro lado da rede social, e não quem sabe quem está naquele perfil naquele momento, ou se um membro do casal vai ver uma mensagem privada que era apenas para o outro. Além disso, dá a impressão que não tem vida para além do seu companheiro. É isso que quer que pensem de si?
  8. O insinuador: Deixar mensagens misteriosas sem revelar a que se referem também não é uma boa estratégia. Se quer provocar curiosidade, provavelmente vai conseguir o seu objetivo, mas também pode irritar os seus amigos, sobretudo se o fizer repetidamente. Se não quer contar tudo, então o melhor mesmo é não contar nada.
  9. O viajante: Fotos de viagem são bonitas e interessantes, mas se começar a documentar todos os seus passos, os seus amigos vão pensar que esta mais preocupado em fazer um diário de viagem do que em realmente partilhar com eles. Ou pode ainda dar a impressão de que prefere estar a partilhar fotos do que a divertir-se. Já para não falar que é cansativo e pode ser visto como exibicionista.
  10. O comilão: Estar sempre a publicar imagens de comida pode cansar os seus amigos e deixá-los irritados, sobretudo quando estão eles mesmos esfomeados. Aqui a regra é mais uma vez a moderação. Reduza a frequência e varie o conteúdo das mensagens.
  11. O resmungão: Se os padrões dos pontos anteriores o fazem ‘arrancar os cabelos’, não se queixe, ou correrá o risco de se tornar num dos padrões. O mais simples é bloquear os seus amigos infratores. Eles não vão saber que foram bloqueados, e a sua amizade real vai manter-se forte, enquanto não incomodarem mutuamente no mundo virtual.

As dicas são dos especialistas Nino Carvalho (estratégias digitais), Gil Giardelli (marketing digital) e Célia Leão (consultora de etiqueta).