Início Saúde Fitness As 5 regras para perder peso e ganhar massa

As 5 regras para perder peso e ganhar massa

270
1
As 5 regras para perder peso e ganhar massa

O verão chegou em força e com ele, já se sabe, vêm as preocupações estéticas corporais e de bem-estar.

 

Mas não é só por isso que é importante ter um corpo bonito e bem tratado: o aspeto físico revela uma saúde não só por fora mas também por dentro.
A perda de gordura pode acontecer sem que os números se alterem na balança; é que emagrecer de uma forma saudável resulta em perder gordura e aumentar a massa muscular, fazendo com que a composição corporal se altere. E, já agora, não se esqueça que a massa muscular pesa mais do que a gordura em si.

Siga agora as nossas sugestões e prometemos que, se as levar a sério, conseguirá alcançar o seu objetivo, livre de desatinos ou pecados que o desviem do seu caminho:

 

1.    Combine exercícios aeróbicos juntamente com musculação e alongamentos

Combinar vários tipos de exercícios diferentes, que trabalhem o corpo por inteiro, é uma das regras base para ser bem-sucedido na sua tarefa. Se antes a atividade aeróbica era a mais indicada na perda de gordura, hoje já não é bem assim: primeiro porque não irá querer emagrecer e ficar com um corpo mais flácido e fraco; depois porque estudos recentes comprovam que a musculação acelera o metabolismo de quem o faz, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo.
Tornar os músculos, ossos, tendões e ligamentos mais fortes nasce da musculação e de alongamentos; Por outro lado, a condição cardiorrespiratória melhora com as atividades aeróbicas e também com a musculação. Além disso, todas estas atividades reduzem o risco de doenças como a Hipertensão, Diabete, Osteoporose, já para não falar das gorduras extra que são eliminadas.

As 5 regras para perder peso e ganhar massa


2.    Escolha os exercícios certos

Faça exercício de acordo com os seus objetivos e, sobretudo, faça-os bem. Para cada parte do corpo há vários exercícios aplicáveis, aprenda a escolher:
Para ficar com os músculos das pernas definidos, o exercício mais importante é o agachamento, que trabalha boa parte dos músculos superiores; Em segundo lugar fica o levantamento terra, onde o atleta deve levantar pesos do chão fazendo um agachamento e mantendo as costas direitas. Desta forma consegue-se não só trabalhar os músculos das pernas como também os da região lombar, do trapézio e dos glúteos.
Para a parte mais superior do corpo, as paralelas tonificam os músculos dos braços enquanto a barra-fixa também fortalece as costas e o bíceps.
E completando o circuito, não se esqueça do supino, importante para o desenvolvimento do peitoral e de músculos secundários superiores, assim como as remadas que trabalham todos os músculos das costas.

As 5 regras para perder peso e ganhar massa


3.    “Diz-me o que comes e dir-te-ei quem és”

O exercício físico é uma parte muito importante do plano, mas ele não vem sozinho. A alimentação ideal para quem quer aumentar a massa muscular consiste em muitas calorias, carbo-hidratos, proteínas e gorduras. Se forem corretamente aliadas a um exercício frequente e próprio,  conseguirá alcançar o seu objetivo rapidamente e naturalmente.
Os hábitos alimentares são, portanto, muito importantes na formação muscular. Por esta mesma razão, não se esqueça: livre-se dos lanches gordurosos e dos doces em excesso. Estes podem ser consumidos mas, claro está, moderadamente e com cabeça.
Os carbo-hidratos complexos são alimentos essenciais na dieta de quem pratica musculação, já que são digeridos mais lentamente pelo organismo. Além disso, repõem a energia gasta durante os treinos e fazem com que o seu corpo tenha o que queimar enquanto se exercita. Estes carbo-hidratos estão presentes em cereais e em vegetais como os brócolos, a batata, a batata-doce e a abóbora.
Mas para reconstruir os tecidos musculares a ingestão de proteínas é indispensável. Encontre-as nos ovos, carnes, leite e derivados, soja entre outros. Mas já sabe, não exagere!
As gorduras não saturadas, as “gorduras boas”, devem ser consumidas por quem pratica musculação, principalmente por fornecerem energia necessária ao corpo e por combaterem os excessos de colesterol. Encontre-os no azeite extra virgem, no óleo de soja, de milho e de girassol e na castanha.
E nunca esquecer o consumo de frutas e legumes, estes possuem fibras e vitaminas que favorecem o bom funcionamento intestinal e o rendimento muscular.
Este é um ponto muito importante e, se tiver dúvidas, consulte um nutricionista. Alimente-se adequadamente e divida as refeições de acordo com a sua necessidade. Comer várias vezes ao dia (de cinco a seis vezes por dia) em pequena quantidade estimula o metabolismo acelerando-o e facilitando a perda de gordura.
Mas nem sempre aquilo que comemos é suficiente. Umas vezes porque não comemos como deveríamos, outras porque o nosso organismo necessita de mais, para além do que lhe damos. Para isso, existem alguns suplementos alimentares, que nos ajudam a atingir objetivo. No site Suplementos-Online poderá adquirir esses produtos e ter aconselhamento com um técnico especializado.

As 5 regras para perder peso e ganhar massa


4.    Hidrate-se

É muito importante uma hidratação adequada ao tipo e duração do exercício que pratica. A capacidade física diminui com a desidratação porque ao colocar os músculos em movimento são ativados mecanismos para a produção de energia celular. Uma parte desta energia é perdida na forma de calor ou transpiração, para refrescar o organismo e controlar a temperatura do corpo. Uma perda muito acentuada de líquidos diminui a resistência física e a eficácia da contração muscular, o que piora significativamente a sua performance.

As 5 regras para perder peso e ganhar massa


5.    Descanse e durma bem

Se pratica exercício regularmente, durma pelo menos oito horas. Só assim consegue repor as energias e ter rendimentos no seu treino, de modo a alcançar os seus objetivos mais rapidamente.

Estes são os cinco conselhos indispensáveis para que consiga transformar a gordura em massa muscular e alcançar aquele corpo e aquela saúde de sonho que há tanto tempo deseja. Mas sabe qual é a chave que comanda todas as outras? É aquela que só depende de si: do seu empenho, da sua paciência, do seu esforço e da sua dedicação.

As 5 regras para perder peso e ganhar massa

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui