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Atividade física regular ajuda idosos

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Atividade física regular ajuda idosos

Prática de exercício físico é importante para melhorar a força física do idoso

 

A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força física do idoso, mas também é um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente. Participar na vida comunitária e continuar a ter projetos são factores essenciais para viver com qualidade.

O idoso que frequenta grupos de atividade física interage com outras pessoas em condições e caraterísticas comuns com as suas, sentindo-se melhor aceite pela sociedade. As aulas de educação física, as caminhadas ou a hidroginástica são as mais recomendadas para quem já passou dos 65 anos. São diversos os motivos que levam os idosos a frequentarem estas actividades: o exercício diário promove a saúde mental, contribui para reduzir a ansiedade, as insónias e a depressão e ajuda a controlar o stress. É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações do seu corpo e tire proveito da sua condição, prevenindo e mantendo a sua autonomia plena. Segundo os médicos, os exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções cardio-respiratórias, fortalecem os músculos e dão mais equilíbrio ao corpo. Além disso, proporcionam uma melhor fluidez sanguínea e um aumento de capacidade de oxigenação em todo o organismo, reduzem o colesterol, que obstrui as artérias, e elevam o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas.

Com o avanço da medicina no controlo de doenças e patologias, a longevidade das pessoas teve um aumento considerável. No entanto, para que o idoso possa desfrutar de uma vida saudável, é necessário que tenha independência. É no exercício e nas atividades físicas que se encontram as condições adequadas para a melhoria da capacidade cardiovascular e manutenção da força. É através dos jogos e exercícios que o idoso participa de um rico processo social de convivência que mantém as suas boas condições físicas para melhor aproveitar a vida.

As atividades mais aconselhadas nesta faixa etária são a hidroginástica e as caminhadas. 

Atividade física regular ajuda idososA caminhada é uma modalidade de extrema importância, pois é uma atividade prática, de movimentos naturais e que não requer habilidade específica nem aprendizagem, podendo ser realizada facilmente em vários locais. A caminhada de baixa intensidade com longa duração possibilita uma melhoria rápida nas condições cardiovasculares, com a redução do impacto e, assim, minimiza a possibilidade de lesões.

Já na hidroginástica, a terceira idade explora os benefícios que a água oferece em relação à redução do peso corporal, a recuperação mais rápida do esforço e a resistência proporcional à força aplicada. Torna-se, assim, uma atividade de intensidade moderada, bastante recomendada para a melhoria da condição cardiovascular, com a redução do impacto e das possibilidades de lesão. Na hidroginástica trabalha-se de forma global, com ênfase na tonificação muscular geral e manutenção da postura. O maior benefício está na melhoria da condição cardiovascular. Podemos utilizar outros recursos da água em busca de resultados como reabilitação, relaxamento, redução da tensão e também da dor. Os trabalhos de alongamento também são favorecidos no meio líquido, onde algumas posições impossíveis de serem realizadas fora da água podem ser feitas na piscina.

 

Fontes:

  • Helpguide –“Exercise and Fitness Over 50”
  • Sol – “Estudo: actividade física regular ajuda idosos a reduzir riscos de demência”