Início Notícias Acontecimentos Audiências preferem filmes etnicamente diversos

Audiências preferem filmes etnicamente diversos

189
0
Audiências preferem filmes etnicamente diversos

Raça faz a diferença na bilheteira segundo novo estudo, e não é para pior.

 

O debate sobre a falta de representação das diferentes raças e minorias nos grandes filmes de Hollywood tem sido bastante prominente e controverso nos últimos anos. Ainda recentemente, na cerimónia dos Óscares, Neil Patrick Harris fez várias referências ao facto de todos os atores nomeados serem brancos, provando que a questão está mais que presente.

No entanto, parece persistir a crença de que apenas filmes com grandes nomes, que na sua maioria são brancos, fazem sucesso nas bilheteiras. Este estudo é bem capaz de acabar com esse mito.

O Hollywood Diversity Report foi um estudo realizado em relação a filmes e programas de televisão dos anos de 2012 e 2013, e as suas conclusões são surpreendentes, mostrando, por exemplo, que audiências de todas as raças aderem mais a filmes que incluem uma diversidade de etnias nos seus elencos.

Audiências preferem filmes etnicamente diversos

Nos Estados Unidos, mais de 50% dos frequentadores de cinemas fazem parte de minorias étnicas. Mesmo assim, menos de metade dos filmes incluem esse tipo de diversidade, o que é uma pena, pois o estudo revela que os filmes com maior diversidade étnica (31-40%) foram os que mais dinheiro renderam a nível mundial – quase o triplo do que fizeram filmes em que 90% do elenco era ‘branco’.

Já no que toca à produção dos filmes, apenas 1 em cada 5 papéis principais é representado por um ator de um minoria étnica, enquanto realizadores de raça hispânica ou negra apenas dirigiram 17% dos filmes, e apenas 11% deles foram escritos por argumentistas de raça não branca. Considerando que estas minorias são perto de 37% da população, estes números são declaradamente baixos.

A boa notícia é que as grandes produtoras parecem estar a começar a perceber estas tendências, sendo que um aumento na ‘utilização’ de atores de minorias étnicas foi registado em 2013. No entanto, e como dão a entender as recentes polémicas como a do lançamento do filme ‘Exodus – Deuses e Reis’, ainda há muito a fazer para que os filmes de Hollywood representem a população mundial de forma fidedigna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui