Início Notícias Barack Obama premeia George Lucas

Barack Obama premeia George Lucas

109
0

O presidente Barack Obama premeia George Lucas, Allen Toussaint e Joan Didion.

 

Barack Obama premiou o realizador George Lucas, o músico Allen Toussaint e a autora Joan Didion com a National Medal of Arts and Humanities (em Português chamada Medalha Nacional das Artes).

Obama, no seu discurso, subscreveu a importância que os artistas têm para abrir as mentes das pessoas e louvou Lucas, o realizador da Guerra das Estrelas, por ter transformado a indústria cinematográfica. ‘Lembro-me quando vi o primeiro filme da Guerra das Estrelas. Hoje há uma geração inteira que pensa que os efeitos especiais sempre foram o que são hoje, mas na altura ainda conseguíamos ver os fios que suportavam as naves espaciais.(…) Todos os que são destacados aqui hoje por esta medalha desafiaram-nos a pensar, a questionar e a descobrir mais e mais.’ Disse Obama no seu discurso.

Allen Toussaint, músico, ajudou a reanimar New Orleans, a sua cidade natal, depois do desastroso furacão Katrina, descreveu o receber da medalha como ‘um momento cheio de orgulho na mina vida’. As músicas de Toussaint têm sido gravadas por variados artistas nos últimos 40 anos, artistas como The Rolling Stones, The Neville Brothers, Otis Redding e Elvis Costello.

Na cerimónia, que tele lugar na sala Este da Casa Branca, Obama entregou 24 medalhas e além de Lucas, Toussaint e Didion, artistas como Herb Alpert, que ajudou a popularizar a música Latina nos anos 60 ou o comediante Elaine May também foram premiados.

Além de Joan Didion, de 78, que Obama afirmou ter tocado a sua vida e a de muitos outros americanos com os seus livros e que fez também menção ao facto de Didion ter aprendido a ler sozinha, pois como era filha de um pai militar, estava constantemente a viajar, também Ernest Gaines do Louisiana e filho de agricultores levou uma medalha para casa pelas suas publicações, que foram muitas vezes a peça central para aulas de literatura americana e que foram traduzidas em inúmeras línguas.