Início Made in Portugal BuzzStreets a nova app para circulação automóvel

BuzzStreets a nova app para circulação automóvel

89
0
BuzzStreets a nova app para circulação automóvel

BuzzStreets a nova app para circulação automóvel: Start‐up Portuguesa lança app inovadora que monitoriza perturbações de trânsito em tempo real.

 

É já na próxima 4ª Feira (24), que a BuzzStreets lança a primeira aplicação para smartphones, que ajudará na melhoria da mobilidade rodoviária dentro das cidades de Lisboa e do Porto.
Esta app vai agregar e interpretar, em tempo real, informação sobre todas as intervenções – agendadas ou imprevistas – que perturbem a circulação de viaturas, oferecendo aos seus utilizadores rotas alternativas (smartrouting). Apoiada pela Comissão Europeia, através do Horizonte 2020 e do programa Connect Europe‐Brazil, a Start‐up irá apostar na internacionalização, tendo as principais capitais europeias e a América do Sul como primeiros destinos.

Para monitorizar o trânsito das cidades a BuzzStreets irá utilizar alguns drones, e os BuzzMotos que circularão pelas cidades, registando imagens das ocorrências e transmitindo‐as para a app em tempo real. Outra das mais‐valias desta aplicação é a informação voluntária (crowdsourcing) avançada pelos utilizadores através da plataforma online ou de uma linha telefónica gratuita, que será validada pelos responsáveis.

Estas duas cidades funcionarão também como mercados de teste para a internacionalização da BuzzStreets, prevista para o início de 2015. O objetivo é conquistar as principais cidades europeias no primeiro semestre e a América do Sul no segundo.

A Buzzstreets assinala o lançamento da app no dia 24 de setembro com um open day na incubadora de negócios Labs Lisboa. O evento contará com o contributo do Dr. Jorge Máximo, vereador de Sistemas de Informação e Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, e de alguns CEOs parceiros do projeto.

BuzzStreets a nova app para circulação automóvel
Falámos com João Marques Fernandes, o CEO do projeto:

Complexo Magazine: Porquê esta app circulação automóvel?
João Marques Fernandes: Quisemos criar uma tecnologia que melhorasse a qualidade de vida das pessoas. E por isso desenvolvemos uma plataforma agregadora de informação. Ao contrário de outras aplicações de trânsito, a BuzzStreets não informa apenas acerca dos locais onde a confluência de viaturas provoca atrasos no trânsito, mas também sobre as ocorrências que estão na sua origem e como as evitar. Ao reunir numa só ferramenta informação relativa ao trânsito de uma determinada metrópole, a app permite ao utilizador melhorar a sua mobilidade dentro da cidade em que vive e se desloca, ajudando‐o a tomar decisões mais informadas acerca dos seus percursos.

CM: Qual o custo desta aplicação?
JMF: É gratuita.

CM: Quais são as vossas estimativas de downloads para este ano?
JMF: Este ano não prevemos muito downloads, mas para 2015 e com as nossas campanhas BTL (Below the line) contamos com 200.000 downloads, Lisboa e Porto.

CM: O serviço funciona em algum horário específico, visto que há noite não há muito trânsito?
JMF: Funciona todos os dias, 24 horas por dia. À noite também se fazem reparações na via, pinturas da sinalética horizontal e vertical, montagem e desmontagem de cabos, rebentamento de condutas e canos, Operações Stop e, principalmente acidentes. Tudo isto interfere na via de circulação e vai ser referenciado na aplicação.