Início Acontecimentos Casamento tardio promove mais sucesso nas mulheres

Casamento tardio promove mais sucesso nas mulheres

129
0

As mulheres que se casam mais tarde têm mais sucesso a nível financeiro, exatamente o oposto do que acontece nos homens.

 

A idade do casamento, como se tem vindo a observar, está cada vez mais alta. Ou seja, ao invés deste ocorrer na casa dos vinte anos, tem vindo a acontecer mais tardiamente.

A Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos da América, realizou um estudo sobre o atraso na realização do casamento. O artigo designa-se Knot Yet: The Benefits and Costs of Delayed Marriage in America. E analisa os seus custos e benefícios, por meio de estatísticas direcionadas à população americana. No entanto, os dados podem ser aplicados aos portugueses. Ainda que os números não sejam exatamente os mesmos, os fatos são semelhantes.

Casamento tardio promove mais sucesso nas mulheres

A idade mais comum para o casamento, na população americana, é 27 para as mulheres e 29 para os homens.

Segundo este estudo, as mulheres que adiam o casamento até à casa dos 30, têm tendência a serem melhor sucedidas. No entanto, para os homens ocorre exatamente o oposto. Isto é, aqueles que se casam mais cedo têm mais êxito profissional.

Uma das melhorias que se tem notado desde os anos 80, é a diminuição do número de divórcios. Uma outra melhoria, é que casamento tardio promove mais sucesso nas mulheres. Uma vez que estas têm o tempo que precisam para concretizarem certos objetivos de vida. Como por exemplo, estudarem até a um nível superior. O que, consequentemente, eleva o seu status socioeconómico.

Casamento tardio promove mais sucesso nas mulheres

Esta demora em dar o nó também traz transtornos. Um deles é a antecipação da gravidez, que é em média 25,6 para as mulheres. Ou seja, menos dois anos do que a idade média do casamento. Um facto interessante é que para a maioria das mulheres, com um grau de escolaridade superior, a questão da maternidade só surge após o casamento.

Quais serão então as razões do adiamento do casamento? As mais importantes do ponto de vista geral, são a económica e a cultural. Para além destas, existe uma outra justificação que é a profissional. Dado que, qualquer problema com o trabalho, poderá ser apontada como um motivo para um adiamento do matrimónio.

O que se pode concluir é que as mulheres são as maiores beneficiadoras desta nova situação. Já que o casamento tardio tem vindo a aumentar ao longo dos tempos. Fato que prejudicados homens, na medida em que só depois de se estabelecerem é que se podem focar e serem mais seguros de si mesmos.

Os profissionais estão confiantes que no futuro se poderá encontrar um meio-termo para ambos os sexos. Algo que possa ser benéfico para o casal de forma semelhante, sem prejudicar um ou outro.