Início Acontecimentos Centro Cultural de Belém celebra hoje 20 anos

Centro Cultural de Belém celebra hoje 20 anos

133
0
Centro Cultural de Belém celebra hoje 20 anos

Colóquio “Cidade Aberta” e um concerto comemorativo marcam os 20 anos de existência do CCB.

 

Centro Cultural de Belém celebra hoje 20 anos

 

O projeto do Centro Cultural de Belém iniciou-se em 1988 e a conclusão da sua construção deu-se em setembro de 1993, data da sua inauguração.
Originalmente foi projetado para ser a sede da presidência portuguesa da Unidade Europeia e, em simultâneo, impulsionar a atividade cultural.
Do arquiteto Manuel Salgado e do seu consórcio, o italiano Vittorio Gregotti, apenas três dos cinco blocos projetados é que foram construídos: o Centro de Reuniões, o Centro de Espetáculos e o Centro de Exposições. O primeiro espaço, o Centro de Reuniões foi pensado para congressos e reuniões de qualquer tipo, importância e/ou grandeza. O centro de espetáculos é constituído por três salas, de modo a que consiga abranger todo o tipo de espetáculo, seja cinema, concerto, teatro ou dança. O último bloco, o Centro de Exposições é dividido em quatro galerias onde são apresentadas exposições de artes plásticas, arquitetura, design e fotografia.
Desde 2007 que o Centro Cultural de Belém alberga também o Museu Coleção Berardo.
O espaço, de 97 mil metros quadrados de construção e seis hectares, presenteia-nos ainda com jardins em seu torno e com uma esplendorosa vista para o rio, que se pode contemplar através do restaurante e cafés que se encontram no edifício.
Hoje celebram-se os 20 anos de existência do CCB, que vai contar com um colóquio evocativo dos seus 20 anos, por volta das 14 horas, presidido por Vasco Graça Moura, Presidente do Conselho de Administração da Fundação CCB, contando ainda com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Entre as 14h 30 e as 18h irão realizar-se sessões de debate no contexto urbano e cultural de Lisboa e no contexto da arquitetura portuguesa e europeia.
Por volta das 18h30 será assinado um conjunto de protocolos e parcerias com o Centro Cultural de Belém.
No final da tarde, quando o relógio marcar as 19 horas, será inaugurada uma exposição de arquitetura e realizar-se-á o concerto comemorativo dos 20 anos do Centro Cultural de Belém.

Centro Cultural de Belém celebra hoje 20 anos