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Clean eating – a não-dieta que faz perder peso

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Clean eating – a não-dieta que faz perder peso

Fazer dieta sem sacrifícios parece impossível, mas os seguidores da comida limpa estão elegantes e em excelente forma física.

 

Com o verão a chegar, a televisão, revistas e mesmo a internet enchem-se de anúncios a dietas e suplementos de todos os tipos para perder peso. Mas e se lhe disséssemos que pode obter resultados semelhantes sem grandes sacrifícios?

Já aqui falamos da ‘dieta’ de Miranda Kerr, uma das caras do ‘clean eating’. A outra é Gwyneth Paltrow, e por muito estranho que o ‘sistema’ delas seja, a verdade é que é inegável que ambas estão em excelente forma física.

Clean eating – a não-dieta que faz perder peso

A ideia por detrás desta filosofia não é comer menos, ou comer apenas certas coisas, mas sim cortar tudo o que é processado, que é como quem diz evitar coisas congeladas ou pré-feitas, consumindo apenas aquilo a que os seguidores deste estilo de vida chamam ‘comida real’ – que é como quem diz feita em casa com ingredientes frescos.

Isto implica não necessariamente comer produtos alegadamente ‘menos calóricos’ como coisas ‘light’ ou ‘açúcar’, pois estas contêm ingredientes ‘escondidos’ que causam problemas ao corpo, para além de não nos deixarem satisfeitos.

O truque da comida ‘fresca’ ou ‘real’ é que mais nutrientes são aproveitados durante a digestão, deixando-nos mais satisfeitos e sem necessidade de consumir maiores quantidades.

Existem 5 regras simples para conseguir uma ‘dieta limpa’ perfeita:

  1. Só comer comida ‘verdadeira’ – Já falamos nisto. Pode comer tudo – incluindo esparguete à bolonhesa e bolos – se os fizer em casa, com ingredientes frescos e sem pré-preparados. Se tiver mesmo que comprar pré-preparados ou congelados, certifique-se de que conhece todos os ingredientes, para que a refeição seja o mais ‘limpa’ possível.
  2. Faça refeições simples – Cozinhar não tem de ser complicado ou moroso. Use menos ingredientes, não esquecendo uma boa fonte de fibras, uma proteína e gorduras saudáveis para fazer uma refeição rápida, ‘limpa’ e saborosa.
  3. Coma devagar – quanto mais depressa comer, mais calorias consome, por isso se quer perder peso, vai ter de começar a mastigar bem devagarinho!
  4. Coma com frequência – Não deixe passar mais de 4 horas sem uma refeição ou snack. Comer regularmente facilita a circulação, mantendo-o com energia e diminuindo o apetite.
  5. Oiça o seu corpo – Coma quando tem fome, e pare quando está satisfeito – não necessariamente cheio. A ‘dieta limpa’ não lhe diz quando ou quanto comer, por isso será o seu corpo a determinar esses fatores. Dê-lhe ouvidos e estará a comer de forma correta.

Parece simples, não? Pronto para ‘limpar’ a sua dieta?

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