Início Bem Estar Como atingir o sucesso profissional

Como atingir o sucesso profissional

115
1
Como atingir o sucesso profissional

A não realização profissional advém de diversos fatores: não apreciar as funções que desempenha, sentir que não lhe é dado o reconhecimento merecido ou estar sem emprego. Aprenda como agir e a não baixar os braços…

 

Nem toda a gente se sente feliz com a sua profissão. Na verdade, muitas pessoas sentem-se frustradas por não fazerem aquilo de que realmente gostam, ou porque sentem que não lhes é atribuído o devido valor, ou porque não são recompensadas devidamente, ou porque o ambiente de trabalho não é dos melhores ou ainda devido a pressão psicológica por parte do seu superior hierárquico. Aqui, há que saber tomar as decisões acertadas para que estas condições se alterem e se consiga sentir realizado, atingindo o seu sucesso profissional.

Nesta situação é fundamental que se autoquestione acerca do seu atual emprego, no sentido de conseguir entender quais os verdadeiros problemas, o que deve ser alterado e que atitudes deve tomar. O desenvolvimento pessoal é a chave do sucesso profissional.

Independentemente das conclusões a que chegar após realizar as questões necessárias, é importante ter consciência de que o seu sucesso profissional depende da sua autoestima, automotivação, do quanto se valoriza a si e aos outros, de como se relaciona com os outros e da sua capacidade de se manter afastado de conflitos. É fundamental que não nos limitemos logo à partida, que não nos impeçamos de ir ao encontro do desejado sucesso profissional. É necessário que haja ambição! Liberte-se da negatividade e da resistência à mudança para que as portas para a realização pessoal e profissional se possam abrir.

Permitirmos que estas portas se abram é permitirmos que a nossa forma de comunicar melhore e que também seja aperfeiçoada a nossa capacidade de gerir conflitos, de nos valorizarmos e de acreditarmos nos nossos sonhos. Mas não é só isto que é importante…É essencial que haja uma formação contínua que nos permita estar cada vez mais especializados nas funções a que nos propomos a nível profissional. Este perfil dinâmico e ambicioso será, sem dúvida, uma mais-valia numa entrevista de emprego.

A crise económica e financeira atual tem também contribuído para grande parte da frustração sentida a nível profissional, devido aos sucessivos despedimentos que têm ocorrido. Esta é uma situação que exige, sem dúvida, uma mudança de atitude e que estes profissionais se reposicionem no mercado de modo diferente. É conveniente que sejam alterados hábitos e rotinas e que seja mantida ativa a rede de contactos e, claro, como já referido anteriormente, que se continue a apostar na formação, solidificando conhecimentos já existentes ou desenvolvendo novas habilidades.

Como atingir o sucesso profissional

Deve estar a pensar como poderá mudar esses hábitos que o impedem de atingir o sucesso profissional e como lutar contra a vontade de se “acomodar”. De acordo com Cristina Fernandes e Susana Casanova, especialistas em Protocolo, esta mudança e promoção de uma contínua atualização assentam na procura da excelência, da competência e da especialização na área profissional. Para o alcançar, experimente seguir as sete dicas abaixo apresentadas:

  •  Promover um comportamento ético
    Afaste-se de jogos duplos e siga as regras da boa educação (por favor, obrigado, bom dia, …)
  • Manter uma dose acertada de humildade
    Ser humilde não custa e é de graça. Vivemos em democracia e, por isso, deve informar sobre aquilo que pensa, mas de forma correta, especialmente se se está a dirigir a alguém de estatuto diferente, com mais experiência profissional ou não tão jovem.
  • Tentar fazer aquilo de que gosta
    A motivação aumenta quando se faz aquilo de que realmente se gosta.
  • Ser competente e manter-se a par das novidades no âmbito da sua profissão e, se possível, acompanhar as áreas conexas
    São as nossas competências profissionais e aquilo que podemos dar a mais que fazem a diferença.
  • Cultivar os relacionamentos profissionais e promover relacionamentos positivos
    Para além de determinante no bem-estar de cada um, é altamente apreciado em equipa.
  • Alcançar metas
    Defina uma estratégia. Tenha iniciativa, visão e concentre-se nos objetivos, não apenas nos alvos que quer cumprir.
  • Cuidar da imagem exterior
    Não se esqueça que a imagem é o que se vê primeiro, a primeira ideia que têm de nós. Utilize o bom senso na seleção da roupa a vestir, seja diferente pela positiva e nunca deixe o profissionalismo de parte.

Fontes:

  • Cristina Fernandes e Susana Casanova – “Dicas para alcançar sucesso profissional”
  • Tratamentodadepressão.org – “O segredo para o sucesso profissional”

1 COMENTÁRIO

  1. […] Este é o último recurso. Se já nada funciona, se já tentou todas as dicas acima descritas e continua a não suportar as segundas feiras, talvez deva pensar em mudar de emprego. Sentir-se realizado a nível profissional é bastante importante, por isso, se é este o caso e é aqui que está a falhar, tire um tempo para si e comece a procurar algo novo. Para mais informação sobre este tema não se esqueça de ler o nosso artigo “Como atingir o sucesso profissional”. […]