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Como e quando comer fruta

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Como e quando comer fruta

Muitos de nós pensam que para comer fruta é apenas necessário comprá-la, prepará-la e comê-la quando e como apetece. Que bem que sabe uma taça de morangos com iogurte ou uma fatia de melão com presunto depois de jantar…Mas será que a fruta deve mesmo ser consumida de qualquer modo e a qualquer altura?

 

Será que basta “comer fruta frequentemente” ou existirá um modo correto para a consumir? Devemos comer fruta após as refeições? E juntamente com outros alimentos? Explicamos tudo isto no artigo de hoje de nutrição.

Quando se deve comer fruta

A melhor altura para comer fruta é de manhã, depois de beber um copo de água. Comer fruta depois das refeições não é uma boa ideia, pois pode não ser digerida propriamente e os nutrientes podem também não ser bem absorvidos.

Deve haver um intervalo de, no mínimo, 30 minutos entre a sua última refeição e a ingestão de fruta. Para quem sofre de diabetes, o ideal é que a fruta seja consumida uma hora antes da refeição ou duas horas após a mesma, devido aos problemas digestivos que podem acompanhar a diabetes.

É, então, recomendado que se coma fruta de barriga vazia e não como sobremesa, após as refeições.

Misturar fruta com outros alimentos

Para que possamos maximizar os benefícios que os alimentos nos proporcionam é essencial percebermos como estes se combinam, pois, quando certos alimentos são consumidos em simultâneo, neutralizam-se ou tentam lutar uns contra os outros, de modo a que a combinação dos fluidos digestivos seja apropriada e a contribuir para que a digestão se desenvolva durante um período de tempo aceitável. Estas combinações podem causar sensações desagradáveis durante a digestão, como mau-estar, inchaço ou gases. A energia do organismo passa, então, a ser utilizada para digerir os alimentos, em vez de utilizada noutras outras funções.

Regras básicas da mistura de alimentos

  1. Vegetais e frutas deveriam compor a maioria da sua dieta;
  2. Coma fruta sem misturar com outros alimentos;
  3. Açúcares e carboidratos não devem ser consumidos com proteínas;
  4. Consuma apenas pequenas quantidades de gorduras, proteínas e amidos;
  5. Ingira apenas cereais integrais e amidos não processados;
  6. Não coma farinha ou açúcar brancos nem outros alimentos que os contenham;
  7. Não consuma gorduras altamente processadas ou alimentos artificiais, como a margarina;
  8. Aguarde que um grupo de alimentos seja digerido antes de ingerir outro grupo (vegetais, frutas, leguminosas, carboidratos e proteínas).
Como e quando comer fruta

Benefícios de consumir fruta sem misturar com outros alimentos

Se comer fruta de estômago vazio, poderá desfrutar de diversos benefícios. Conheça alguns deles…

Kiwis – Ricos em potássio, magnésio, vitamina E, fibra e possuem o dobro da quantidade de vitamina C presente numa laranja;

Maçãs – Possuem antioxidantes e flavonóides, que melhoram a atividade da vitamina C (contribuindo, assim, para uma diminuição do risco de cancro do cólon e de ataque cardíaco);

Morangos – São a fruta com maior nível de antioxidantes e protegem o organismo das causas de cancro.

Laranjas – Comer duas a quatro laranjas por dia pode ajudar a evitar constipações, baixos níveis de colesterol, pedras nos rins e também diminui o risco de cancro do cólon;

Melancia – É composta por 92% de água e carregada de glutationa, que ajuda a impulsionar o sistema imunológico. É também uma fonte importante de licopeno , um antioxidante que combate o cancro. Podemos ainda encontrar potássio e vitamina C na melancia.

Goiaba e papaia – São ricas em vitamina C. A goiaba é também rica em fibra, que ajuda a prevenir constipações, e a papaia é rica em caroteno, que faz bem aos olhos.

Tenha também em atenção que a fruta dura apenas alguns dias, mas, se a colocar no frigorífico, poderá conservá-la por mais tempo.

 

Fontes:

  • Official Weight Loss Guide – “Fruits: How and When To Eat Them?”
  • The Times of India – “The right way to eat fruits”