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Como e quando recuperar a forma depois da gravidez

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Como e quando recuperar a forma depois da gravidez

Com o segundo Bebé Real a chegar, especialistas dão conselhos a Kate Middleton e outras futuras mamãs.

 

Todas as mulheres querem ‘recuperar’ o seu corpo o mais depressa possível depois de dar à luz, especialmente com a aproximação do verão e do tempo quente. Uma das mulheres nessa posição é Kate Middleton, cuja pressão é bem maior, tendo em conta a exposição mediática que a duquesa recebe.

No entanto, e apesar de muitas celebridades nos fazerem crer do contrário, a verdade é que perder peso de forma rápida e saudável não é fácil nem aconselhável, e ‘atirar-se’ ao exercício logo após o parto não é de todo aconselhável.

Segundo os especialistas, a melhor forma de prevenir problemas no futuro é habituar o corpo ao exercício gradualmente.

Como e quando recuperar a forma depois da gravidez

O primeiro passo é consultar um especialista para avaliar ‘os estragos’ e ver em que condição estão as várias zonas do corpo – pélvis, abdominais, costas, etc. – e descobrir possíveis ‘pontos fracos’.

Por outro lado, muitas mulheres sofrem de incontinência, do mesmo modo que outras sofrem de dores nas costas e na zona pélvica. Se tem um destes sintomas, não tenha vergonha nem desconte como normal. Ao invés, consulte o seu médico.

Quanto a exercício propriamente dito, é importante que tenha cuidado com a bacia, e que evite exercícios em que contraia estes músculos ou sustenha a respiração pois, no melhor dos casos, não surtirá qualquer efeito enquanto no pior poderá sofrer lesões ou agravar problemas já existentes.

Ter atenção à postura desde o início é também muito importante. Antes de mais, evite pegar em pesos nas primeiras seis semanas – exceto o seu bebé, claro. Além disso, tome atenção á posição em que pega nele e faz as suas tarefas. Tente manter alguma tenção na zona abdominal e as ancas alinhadas com os ombros verticalmente para se assegurar que as costas estão direitas.

Como e quando recuperar a forma depois da gravidez

Evite fazer exercício durante as primeiras seis a oito semanas, e quando começar, opte por exercícios de aeróbica leves, que ajudem a perder gordura e ganhar resistência muscular sem afetar muitos os seus pontos mais fracos como as articulações, que por causa das hormonas que circulam no corpo durante a gravidez vão estar mais sujeitas a lesões.

Pode também fazer pilates e levantar pesos leves para tonificar zonas como a barriga e os glúteos, no entanto, deve evitar exercício mais vigoroso até aos seis meses após o nascimento do seu bebé, isto se não tiver quaisquer dores, caso contrário, deverá consultar o médico e esperar mais algum tempo.

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