Início Interiores Cozinha aberta para a sala?

Cozinha aberta para a sala?

123
0
Cozinha aberta para a sala?

Juntar a sala e a cozinha não é algo muito visto no nosso país, mas por que será, lá fora, algo tão adotado?

 

É, sem dúvida, uma ideia ainda pouco posta em prática em Portugal, mas que pode, realmente, fazer todo o sentido em casas e apartamentos pequenos, onde todo o espaço é pouco.

A verdade é que a cozinha também deve estar incluída no convívio familiar, pois é uma forma de a unir, permitindo que, ao fim do dia, todos estejam reunidos, evitando o típico cenário em que a mãe fica na cozinha e o pai na sala a ver o Telejornal, acabando por não existir comunicação.

A cozinha não é para ser escondida, pode e deve ser um espaço social. Juntá-la à sala é uma ótima forma de partilhar os dois espaços com os convidados, uma vez que estes ficam na sala e, posteriormente, acabam por ir para a cozinha. Para além disto, a cozinha é um espaço que pode ser decorado de modo a que seja integrado na sala e a que ambos os espaços combinem e se complementem.

Um bom truque é a manutenção do mesmo piso e a repetição de uma ou mais cores nos dois ambientes, pois reforça a integração e dá uma sensação de maior amplitude.

A imagem abaixo é um bom exemplo de uma cozinha aberta para uma sala de estar, onde o piso, apesar de preto, não diminui o espaço, uma vez que este possui muito branco e muita luz para o compensar.

Cozinha aberta para a sala?

Muitas vezes a área da cozinha é separada da da sala por um simples balcão, conforme ilustrado na imagem seguinte, e este serve como área de refeições.

Cozinha aberta para a sala?

 As duas imagens seguintes mostram como as cores podem integrar realmente os ambientes, criando continuidade.

 Cozinha aberta para a sala?

Cozinha aberta para a sala?

 De seguida, fique com alguns bons exemplos de espaços integrados. Inspire-se!