Início Cultura e Lazer Crystal Castles em dose dupla

Crystal Castles em dose dupla

138
0
Crystal Castles em dose dupla

O duo Canadiano regressa a Portugal para dois concertos

 

A banda canadiana regressa a Portugal este fim-de-semana para dois concertos.

Depois do concerto na edição passada de Paredes de Coura, segue-se a apresentação do terceiro álbum de estúdio. Porto e Lisboa são as paragens que se seguem.

O duo composto por Ethan Kat (produtor) e Alice Glass (vocalista) vai dar dois espectáculos: Hard Club, no Porto, dia 16 (sábado); TMN ao Vivo, em Lisboa, dia 17 (domingo). A apresentação do álbum “Crystal Castles” deve marcar mais uma vez a irreverência da banda e deverão fazer parte do alinhamento os singles já lançados, “Plague”, “Wrath of God” e “Affection”, do terceiro álbum, lançado em 2012, que, como havia acontecido com os 2 anteriores, tem o mesmo nome da banda.

Com uma sonoridade electrónica pouco ortodoxa, numa mistura de sons que parecem retirados de videojogos criados por Lar von Trier, num ambiente melancólico sci-fi, os “Crystal Castles” lançaram o seu primeiro EP, “Alice Practice”, em 2006, numa edição limitada, em vinil. Na altura da gravação do tema, um ano antes, Ethan e Alice, segundo as histórias contadas no cibermundo, haviam perdido o contacto entre si.

Crystal Castles em dose dupla

Tinham sido gravadas, em estúdio, 5 músicas com o timbre prosaico da adolescente, então com quinze anos. O primeiro, produtor, disponibilizou o tema por si gravado e com a voz da sua agora parceira, na sua página no site “Soundcloud”. Gloss nem sabia da existência da música ou que quando esteve em estúdio, Kath a estava gravar secretamente. Seguiram-se “Magic Spells” e “Untrust Us”, que iriam figurar mais tarde no seu primeiro CD.

“Alice Practice” começou a ganhar forma à medida que iam surgindo os primeiros contactos de produtoras, que se mostravam interessados em trabalhar com Ethan. Em 2008, estavam compilados os temas que deram origem a “Crystal Castles”, o primeiro álbum, pela primeira vez em CD, que não era mais que uma compilação de vários temas e EP’s lançados numa primeira instância em vinil.

Em 2010, lançaram o segundo álbum de estúdio, novamente com a mesma designação e nome da banda: “Crystal Castles”. O tema “Not in Love” que contou com Robert Smith, dos The Cure, foi o single com mais sucesso comercial do duo até hoje e o seu trabalho mais famoso.