Início Interiores Curiosidades Curiosidades da história do mobiliário

Curiosidades da história do mobiliário

171
0

Cadeira Porter

 

Esta cadeira muito curiosa devido à sua configuração, é sem dúvida, uma peça fantástica e com uma história interessante. Vejamos como surgiu:

Chama-se Porter, conhecida como “cadeira porteiro” foi usada na época medieval em Inglaterra e mais tarde em França. Geralmente eram feitas em couro, vime ou em veludo e colocadas na porta da frente de uma propriedade ou palácio para uso de um servo porteiro que ficava no controle da selecção dos hóspedes e visitantes. Esta ideia surgiu porque havia necessidade de controlar quem entrava, uma vez que o batente da porta não era escutado por toda a casa.

Sendo que havia muitas vezes as brisas frias perto de uma porta, a cadeira foi concebida para envolver e manter o servo relativamente quente e confortável, em sua tarefa de ficar na porta por longos períodos.

Confiado a um papel crucial na segurança e no bem-estar das pessoas que servia, do porteiro era esperado que se mantivesse no seu posto em todos os momentos, até mesmo dormindo na sua bela cadeira depois de escurecer, e, ocasionalmente, comer  refeições também. Algumas cadeiras de Porter foram equipadas com gavetas sob o banco, onde o abastecimento poderia ser mantido, e onde as brasas poderiam ser colocadas para mantê-lo aquecido. As cadeiras ocasionalmente tinham uma prateleira articulada que podia servir de apoio de noite, para utilizarem com uma lanterna. As cadeiras Porter eram também usadas por pessoas inválidas e idosos porque os protegiam do frio e das correntes de ar.

As cadeiras Porter foram consideradas fora de moda em meados do século XIX, e tornaram-se obsoletas no início do século XX, graças, principalmente, ao aparecimento da chave como medida de segurança preferida dos proprietários. Presumivelmente, os avanços no controle do clima interior, ou seja, portas e janelas protegidas do frio e o número cada vez menor de famílias com servos, contribuiram para a queda da utilização da cadeira. A sua forma em ovo e os materiais utilizados, foram mudando desde então e os designers transformaram-na numa peça de mobiliário de luxo.

A cadeira Porter é uma peça lendária e foi sem dúvida uma peça de mobiliário funcional e esteticamente bonita e elegante. Naquele “cantinho” lá em casa que pensa que está a faltar qualquer coisa, esta cadeira vai colmatar esse vazio. É uma peça que sozinha ou aos pares é uma excelente aposta na decoração, por isso desfrute do luxo à moda antiga!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui