Início Notícias De desfigurado a capa de revista

De desfigurado a capa de revista

144
0
De desfigurado a capa de revista

Homem desfigurado recebeu transplante facial completo e agora tem rosto de modelo.

 

De desfigurado a capa de revistaDurante mais de 10 anos, Richard Norris teve de esconder a sua cara por detrás de uma máscara, pois um acidente com uma espingarda deixou-o deformado aos 22 anos de idade. Agora, com 39 anos, o homem vai ser capa da revista GQ, graças a um transplante inovador.

Richard, que miraculosamente sobreviveu e manteve a visão depois de ter disparado por acidente sobre a sua cara, em 1997, tinha perdido o nariz, lábios e parte da língua, e ficado com a estrutura óssea deformada.

No entanto, graças à doação de órgãos de um jovem morto num acidente de viação, em 2012 – que aliás salvou a vida a mais 5 pessoas – e a uma operação de dia e meio, que envolveu mais de 150 médicos, Richard voltou a ter uma face condizente com os seus belos olhos castanhos, já para não falar de que voltou a ter a capacidade de falar, comer, e sorrir, graças ao transplante de língua e aos novos dentes.

De desfigurado a capa de revista

E assim, graças ao procedimento revolucionário, o homem que antes se escondia atrás de uma máscara e apenas fazia compras de noite, é agora modelo de revista e recebe cartas de fãs. No entanto, a jornada de Richard ainda não acabou. Ele tem de ter cuidados extra com a sua face, como não se queimar ou cortar, e tomar medicamentos diariamente, para prevenir o risco de rejeição, e tem ainda de fazer pequenas cirurgias para aperfeiçoar certas zonas do rosto, como as pálpebras.

No entanto, e apesar de acordar todos os dias com medo do risco de rejeição, Richard sabe que está em boas mãos, e que recebeu uma bênção da família do seu doador, com quem mantém contacto.

A cirurgia de Richard Norris surge no contexto de uma longa história de transplantes faciais, e dará certamente esperança a outros pacientes com casos semelhantes pelo mundo fora.