Início Decoração e Design Decoração da sala de jantar

Decoração da sala de jantar

242
0

Saiba como deixar a sua sala de jantar bonita, acolhedora e organizada para receber os seus convidados…

 

A tendência da maioria das casas serem de menores dimensões, nomeadamente nos centros urbanos, contribuiu para que as salas de jantar tenham caído em desuso ou então dado lugar a outros espaços, como o escritório. Porém, há quem ainda consiga dedicar uma divisão inteira da sua casa unicamente a um espaço de refeição e, se é esse o seu caso, aqui ficam algumas sugestões para decorar  uma sala de jantar:

A mesa de refeição é o elemento em destaque nesta divisão pois será em torno dela que todo o convívio se irá desenrolar. Por isso, a escolha da mesa deverá ser bem planeada, assegurando-se que a mesma é adequada à área onde a irá colocar. É importante que os convidados tenham espaço suficiente para circularem em torno da mesa, sem incomodar os restantes convidados, e que a mesa tenha também altura suficiente para as pernas para que possam levantar-se com facilidade.

Mesas retangulares e compridas favorecem as salas grandes e de formato retangular. Se necessita de uma mesa grande para receber os seus convidados mas não tem muito espaço, também poderá optar por uma mesa extensível. Uma mesa que poderá ser usada no dia a dia de acordo com as suas necessidades mas que rapidamente é capaz de acomodar um maior número de visitas em outras ocasiões.

Caso o espaço seja pequeno invista numa mesa de formato quadrado pequeno ou então numa mesa redonda que está muito em voga.

Na escolha das cadeiras a palavra-chave é conforto. Após ter isso assegurado, basta decorar de acordo com o seu gosto pessoal: cadeiras iguais, cadeiras diferentes, bancos, cadeiras de um lado e sofás do outro… Hoje em dia já não necessita de ter tudo a condizer, tudo é permitido e não há limites para a criatividade e imaginação desde que o ambiente se torne agradável e acolhedor.

A escolha do tecido das cadeiras deverá ser bem pensada, principalmente se tem crianças em casa. Neste caso, o aconselhável é cadeiras com capas removíveis para que possa, facilmente, colocá-las a lavar. Por outro lado, as cadeiras em couro ou camurça já exigem a aplicação de produtos e cuidados específicos. Em mesas compridas e retangulares, num estilo mais rústico, poderá escolher bancos de madeiras compridos forrados a tecido ou com almofadas que poderão ser facilmente arrumados debaixo da mesa.

Uma decoração bonita deverá estar aliada a uma boa organização. A sua sala de jantar ficará mais completa e organizada se tiver móveis de apoio tais como:

Aparador: móvel ideal para arrumar os seus serviços de mesa, talheres, travessas e todos os outros utensílios que considere indispensáveis na hora de servir as refeições.

Armário ou vitrina: indicado para guardar copos e outras peças de vidro e cristal. Aqui deverá guardar unicamente este tipo de peças pois dada a sua fragilidade deverão estar separadas de outros utensílios.

Carrinho de chá: poderá ser utilizado como uma pequena mesa de apoio ou servir de bar, no qual ficarão expostas as bebidas.

Já aqui deixámos, na Complexo Magazine, algumas dicas para iluminar a sua casa. Relembramos que, na sala de jantar, o ideal é investir num candeeiro de suspensão que se situe a cerca de 90 cm do tampo da mesa. É fundamental que a mesa de refeição esteja bem iluminada mas não em demasia. A iluminação deverá transformar o espaço num ambiente agradável e acolhedor e não ofuscar os convidados.

Não descure os candeeiros de teto, indispensáveis para a iluminação de toda a divisão. O clássico lustre continua a ser intemporal, capaz de dar um toque elegante e luxuoso à decoração.

Poderá ainda colocar um candeeiro no aparador ou então apostar em candeeiros de parede, ideais para destacar peças de arte que possa ter a decorar as paredes da sala. Decore a sua mesa de refeição com uns bonitos castiçais com velas para torná-la ainda mais bonita.

Decore a sala de jantar com algumas peças decorativas tais como esculturas, garrafas de bebidas, velas, arranjos de flores e quadros, peças que possam ser substituídas facilmente quando se cansar da decoração. Colocar um pequeno móvel ou prateleiras na parede para expor um serviço de jantar antigo é outra ideia decorativa para dar um apontamento de cor e vida à sua sala.

Um tapete decorativo na sala de jantar torna o espaço mais acolhedor e ajuda a proteger o chão. Certifique-se apenas que o tapete é maior que a mesa para que as cadeiras fiquem sempre sobre o tapete mesmo quando são deslocadas do lugar. Não colocar nenhum tapete é também uma opção viável até porque o ambiente torna-se mais leve e o pavimento acaba por se destacar. A decisão de colocar ou não um tapete na sala de jantar depende do gosto pessoal de cada um e do tipo de decoração que se pretende.

Por último, leia ou releia os nossos artigos de decoração sobre revestimento de paredes com pedras ou papel de parede, cores, quadros, almofadas, tapetespadrões e tecidos onde, com certeza, encontrará outras ideias decorativas e esclarecerá algumas das suas dúvidas, independentemente do estilo de decoração que pretenda aplicar na sua sala de jantar. Com uma decoração bonita e uma refeição saborosa terá todos os ingredientes de sucesso para agradáveis horas de convívio entre familiares e amigos!