Início Bem Estar Desporto na gravidez é um benefício para o bebé

Desporto na gravidez é um benefício para o bebé

143
0
Desporto na gravidez é um benefício para o bebé

Prática desportiva reduz o risco dos bebés nascerem com peso excessivo

 

Um estudo realizado por investigadores de três universidades espanholas afirma que praticar exercício físico moderado três vezes por semana durante o segundo e o terceiro trimestre da gravidez reduz para metade o risco dos bebés nascerem com um peso elevado.

A pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine revela que a prática desportiva reduz o risco dos bebés nascerem com peso excessivo, ou seja, com um peso superior a quatro quilogramas.

Para a conclusão do estudo. Jonatan Ruiz, da Universidade de Granada, Rubén Barakat, da Universidade Politécnica de Madrid, e Alejandro Lucía, da Universidade Europeia de Madrid, os principais investigadores, realizaram em 510 mulheres grávidas, habitualmente sedentárias, um programa de treino de 55 minutos de exercício aeróbico, alongamento muscular e flexibilidade durante três dias por semana, a partir da 10.ª/12.ª semana de gravidez.

Segundo os resultados do estudo, o programa não teve efeito direto na redução do aparecimento da diabetes mellitus gestacional, mas reduziu o risco de dois fatores que lhe estão associados, como o excesso de peso da criança e o parto por cesariana.

O investigador Jonatan Ruiz refere que os resultados deste estudo “reforçam a necessidade” da realização de exercício físico com vigilância durante a gravidez “para combater os efeitos negativos da diabetes mellitus gestacional”.

Não é a primeira vez que o exercício físico na gravidez é apontado como um benefício para os bebés. Estudos anteriores revelam que o exercício físico também tem impacto na melhoria da saúde cardíaca do recém-nascido desde o início da vida. O exercício não só ajuda a melhorar e a manter a saúde das mães, como contribui também para dar aos bebés um começo saudável.

Desporto na gravidez é um benefício para o bebé

 

Fontes:

  • British Journal of Sports Medicine – “Exercise during pregnancy and gestational diabetes-related adverse effects: a randomised controlled trial”
  • BeFit-Mom -“Aerobic Exercise During Pregnancy”