Início Decoração e Design Dicas para iluminar a sua casa

Dicas para iluminar a sua casa

167
3
dicas para iluminar a casa

Com funções decorativas e funcionais, a iluminação é um dos elementos em destaque na decoração de interiores. Um espaço bem iluminado proporciona um ambiente mais acolhedor e destaca toda a decoração.

 

Na hora de decorar uma casa ou uma divisão, as principais preocupações recaem na escolha das cores e do mobiliário, desvalorizando, por vezes, a iluminação. A escolha correta das luzes a utilizar em cada divisão da casa possibilita a criação de ambientes mais confortáveis, com qualidade, bem-estar e segurança.

Iniciado o projeto da escolha da iluminação há que ter em conta, em primeiro lugar, os dois principais tipos de iluminação: a natural e a artificial. A luz solar é a protagonista do dia, enquanto o cair da noite dá lugar à iluminação artificial.

Para aproveitar a luz natural durante o dia, o ideal é apostar em superfícies espelhadas ou espelhos que estejam, preferencialmente, localizados nas paredes opostas às janelas. Na escolha dos cortinados aposte em tecidos leves e naturais de tons claros pois estes facilitam a entrada de luz natural e criam a ilusão de uma divisão mais ampla.

Dicas para iluminar a sua casa

Na iluminação artificial poderá optar pelas lâmpadas incandescentes ou pelas lâmpadas fluorescentes. As primeiras emitem uma luz quente em todas as direções e são a escolha para a iluminação em geral e para as zonas de descanso. Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes, ao emitirem uma luz mais fria e difusa, são utilizadas em áreas de trabalho. Estas lâmpadas apresentam um consumo de energia mais reduzido e apesar de apresentarem um preço de compra mais elevado acabam por se revelar mais económicas, uma vez que têm uma durabilidade superior à das lâmpadas incandescentes.

Dicas para iluminar a sua casa

 

Vejamos então os vários tipos e as funções da iluminação artificial que melhor se adequam a cada divisão:

 

Hall de entrada: Numa área que funciona como uma espécie de cartão de visita da casa, devemos optar por uma luz acolhedora que não seja nem demasiado intensa, nem demasiado ténue. A escolha poderá passar por uma iluminação difusa de teto ou apliques na parede, peças muito decorativas que funcionam enquanto luz de presença.

Dicas para iluminar a sua casa

 

Sala: a iluminação deverá ser feita abaixo do 1,80m, seja através de candeeiros de teto, de parede, de pé ou de mesa. Caso tenha um espaço de refeições poderá investir num candeeiro de suspensão que ilumine a mesa de refeição sem que esta encadeie e se situe a cerca de 90 cm em relação ao tampo da mesa. Um candeeiro de pé é uma excelente escolha para a criação de espaços distintos dentro da mesma divisão como, por exemplo, um canto de leitura. Uma vez que não é aconselhável ver televisão às escuras, opte por ter sempre pelo menos um candeeiro ligado sem que a luz reflita diretamente no ecrã.

Dicas para iluminar a sua casa

 

Cozinha: A solução ideal é ter uma ou várias pequenas lâmpadas fluorescentes de teto pois fornecem uma iluminação ampla. Poderá, também, optar por iluminar as zonas de trabalho, especialmente a bancada e o fogão, instalando luzes debaixo dos armários. À semelhança do espaço de refeições na sala, poderá pendurar um candeeiro de teto por cima da mesa de refeições, caso se justifique.

Dicas para iluminar a sua casa

 

Quarto: No local onde impera o descanso e a tranquilidade deverá apostar-se numa iluminação indireta e uniforme. Escolha uma luz de teto com uma luz difusa e não se esqueça da presença de candeeiros nas mesas de cabeceira. Estes permitem criar um ambiente mais íntimo e proporcionam uma leitura confortável sem cansar muito a vista. A luz deverá ser dirigida ao livro e posicionada um pouco acima de quem lê.

Dicas para iluminar a sua casa

 

Casa de banho: Escolha uma luz de teto ampla e, de preferência, com lâmpadas fluorescentes. Concentre ainda um ponto de luz por cima do lavatório em torno do espelho para evitar a sensação de sombras indesejadas.

Dicas para iluminar a sua casa

 

Escritório: Para além da iluminação de um candeeiro de teto, é fundamental escolher um candeeiro de mesa com uma boa luz enquanto trabalha. Os candeeiros de braço flexiveis são particularmente práticos, pois permitem focar a luz onde desejar, emitindo uma luz uniforme e brilhante. A luz não deverá incidir sobre o ecrã do computador.

Dicas para iluminar a sua casa

3 COMENTÁRIOS