Início Cultura e Lazer Encontros Mágicos acontece este final de semana

Encontros Mágicos acontece este final de semana

87
0
Encontros Mágicos acontece este final de semana

Coimbra recebe ilusionistas do mundo todo para celebrar a Gala Internacional de Magia

 

Acontece nos dias 20 e 21 de Setembro, em Coimbra, o mais antigo festival de magia de Portugal, Encontros Mágicos – Gala Internacional de Magia. Os bilhetes custam 15 euros e a entrada é permitida a maiores de 6 anos. Existente desde 1992, o festival converte a cidade de Coimbra em pura magia. A produção e direção artística são de Luís de Matos. A duração aproximada do espetáculo é de 2 horas.

Com organização da Câmara de Lisboa, os encontros mágicos tem apoio do Teatro Académico de Gil Vicente e a chancela de ‘superior interesse cultural’ do Ministério da Cultura. A Gala Cultural de Magia contará com a presença dos últimos três premiados no Campeonato Mundial de Magia. Haverá a participação ainda de doze mágicos provenientes de nove países, sendo eles: Portugal, Canadá, Espanha, Suíça, EUA, Inglaterra, França, Alemanha e Japão.

Encontros Mágicos acontece este final de semana
Cena do filme ‘The Prestige’, de 2006

A mágica ou ilusionismo é a arte performativa de entretenimento que dá a ilusão de que o impossível ou sobrenatural podem acontecer. Os seus números fazem muito sucesso por fazerem o público acreditar que feriram leis da física, química ou lógica. O ilusionismo é um dos meios mais antigos de entretenimento, sendo que as primeiras descrições de mágica datam de 1700 a.C. no Antigo Egito. Durante a Inquisição, foram perseguidos por acreditarem que os seus poderes eram sobrenaturais e por praticarem bruxaria.

Em Portugal, a primeira descrição de que se tem notícia de um número de ilusionismo aparece no livro Thesouro de Prudentes, de Gaspar Cardoso de Sequeira, em 1612. Um dos maiores nomes do ilusionismo moderno foi o francês Jean Eugène Robert-Houdin. No século XX, Harry Houdini fez grande sucesso. Em Portugal ficaram conhecidos nomes como Conde d’Aguilar, Jolson, Luís de Matos (o organizador dos Encontros Mágicos) e Mário Daniel.