Início Bem Estar Envelhecimento protege contra a gripe

Envelhecimento protege contra a gripe

360
0
Envelhecimento protege contra a gripe

Estudo revela que idosos estão menos propensos a morrer de gripe

 

A notícia foi avançada pelo The New York Times.

Um novo estudo veio revelar que o envelhecimento tem os seus benefícios, sendo, um deles, a imunidade a algumas pandemias de gripe.

Na gripe sazonal comum, as pessoas com mais de 65 anos possuem maior risco de morte, contudo, em cada pandemia de gripe do século XX, os menores de 65 anos mostraram ser os mais propensos a morrer.

Envelhecimento protege contra a gripe

De acordo com um estudo publicado no PLoS One, o mesmo se aplica à gripe suína, causada pela estirpe H1N1. Tendo sido cerca de 20% da população dos EUA afetada, com um maior número de mortes do sexo masculino, foi possível avaliar o intervalo de idades atingido, tendo-se observado que, por cada 100.000 pessoas, havia um excesso de 1,325 mortes entre os 25 e os 64 anos de idade, enquanto nas pessoas com mais de 65 anos havia menos 0,228 mortes por cada 100.000 pessoas.

O autor do estudo, Andrew Noymer, professor de saúde pública da Universidade da Califórnia, em Irvine, explica o sucedido “à medida que envelhecemos, a força intrínseca do sistema imunológico quebra, mas o aspeto da memória mantém-se”, acrescentando que “existem pessoas muito idosas que, devido à sua exposição nos tempos de juventude, se encontram protegidas”.