Início Cultura e Lazer Estreias da Semana: A última vez que vi Macau

Estreias da Semana: A última vez que vi Macau

137
1

Macau como pano de fundo no reviver de memórias na nova colaboração da dupla de realizadores portugueses.

João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata conduzem uma história de ficção sobre a ex-colónia portuguesa onde a multiculturalidade e a mistura de emoções vividas por ambos na cidade – um dos quais passou a sua infância em Macau – dão imagens documentadas daquilo que foi português durante mais de 400 anos.

João Guerra da Mata pega nos vestígios incautos do baú das memórias e parte numa redescoberta da cidade que o acolheu em tempos; para despoletar esses momentos, um e-mail de Cindy, uma amiga de quem nada sabe há imenso tempo. Ela conta e escreve que em Macau se havia envolvido com as pessoas erradas e que estariam acontecer “estranhas e terríveis coisas”. Num território de duas caras, onde predomina a indústria do jogo e do turismo, podemos ainda sentir o rasto do legado português no logro e lobby chinês.

A longa-metragem que abriu a 10ª edição do Doc Lisboa, em 2012, foi distinguindo com vários prémios, entre os quais (assim como as amáveis palavras do diretor artístico do festival, Olivier Père) o do Júri na Competição Internacional da 65ª edição do Festival de Cinema de Lucarno, na Suíça, onde foi apresentado; em Turim, em dezembro último, também havia sido condecorado como o prémio para melhor documentário.

Título Original: A última vez que vi Macau
Ano: 2012
País: Portugal, França
Duração: 85min
Género: Documentário
Realizador: João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata
Actores: Cindy Scrash, João Rui Guerra da Mata, João Pedro Rodrigues, Lydie Barbara

IMDb: 6,0
Complexo Magazine:

1 COMENTÁRIO