Início Cultura e Lazer Estreias da Semana: Branca de Neve

Estreias da Semana: Branca de Neve

126
1

Blancanieves – é um regresso à fábula dos irmãos Grimm, embora num registo à sevilhana e com touros e touradas à mistura.

A história centra-se nos anos 20, em Sevilha. Branca de Neve é Carmen (Macarena García), filha de um grandioso e famoso toureiro; quando este fica paraplégico num dos seus espetáculos enquanto a sua mãe ainda estava grávida, Carmen é uma rapariga que fica a cargo de uma terrível madrasta (Maribel Verdú). No entanto, nesta versão, não existe um espalho mágico; existe uma revista à qual Encarna pergunta quem “é a mais bela de todas”. Angustiada pelas injustiças da sua madrasta, Carmen parte numa jornada com ajuda de 7 anões toureiros à conquista de aventuras e atingir o seu destino glorioso, dentro da arena.

O filme é mudo e a preto e branco, ao estilo do filme francês e vencedor da estatueta dourada de 2012, “O Artista”. É uma adaptação do famoso de conto de fadas, mas que acarreta uma influência clara do expressionismo alemão; os efeitos visuais ajudam a criar uma atmosfera negra e tenebrosa que juntamente com a banda sonora fazem desta adaptação um vislumbre até para o mais céptico – mesmo o sítio especializado em cinema, “Rotten Tomatoes” não se coibiu de atribuir 100%, a cotação máxima, ao filme de Pablo Berger.

Título Original: Blancanieves
Ano: 2012
País: Espanha
Duração: 104 min
Género: Drama
Realizador: Pablo Berger
Atores: Maribel Verdú, Emilio Gavira, Daniel Giménez Cacho

IMDb: 7,2
Complexo Magazine:

1 COMENTÁRIO