Início Cultura e Lazer Estreias da Semana: Robô & Frank

Estreias da Semana: Robô & Frank

127
1

Frank, a velhice e uma enfermeira robô – Trata-se verdadeiramente de um drama, mas onde a comédia satírica dá ares da sua graça numa relação improvável.

Frank (Frank Langella de Froxt/Nixon) é um ladrão aposentado e a viver uma vida pacata num futuro não muito distante. Neste caso muito particular, a sofrer de demência, o cuido da sua saúde fica a cargo de um pequeno robô (voz de Peter Sarsgaard de Verdade ou Mentira) enquanto o filho Hunter (James Marsden da saga X-Men) faz o que pode à distância – embora nos tempos livres tenha ocupado o lugar do seu pai.

Cansado de estar a levar uma vida pouco agitada, Frank decide voltar ao ativo e tenta voltar à profissão e ao trabalho diário; porém, encontra um mundo bem diferente daquele que se recorda. O ritmo, o planeamento, as pessoas. O funcionamento com um compasso fora de acesso para Frank, força-o a tomar uma data de decisões menos felizes e que desencadeiam situações caricatas e anedóticas, muito para além daquilo da sapiência e grau de sagacidade do robô.

O agravamento da condição de Frank também começa a mostrar-se, estando cada vez mais senil; o que não o impede de fazer investidas até à biblioteca para se ir namoriscando com Jennifer (Susan Sarandon) e de envolver o robô nos seus esquemas habituais para reencontrar os momentos mais gloriosos da sua juventude.

Num jogo de humor inteligente e sobre a velhice na era tecnológica, “Robô & Frank” é um filme extremamente sólido e humano, que apela ao uso da motricidade e da convivência e da partilha do espírito que só o relacionamento interpessoal pode oferecer.

Título Original: Robot & Frank
Ano: 2012
País: EUA
Duração: 82min
Género: Comédia, Drama e Crime
Realizador: Jake Schreier
Actores: Sarsgaard, Frank Langella, Susan Sarandon, Liv Tyler

IMDb: 7,1
Complexo Magazine:

1 COMENTÁRIO