Início Cultura e Lazer Filmes em estreia com Lições de Harmonia

Filmes em estreia com Lições de Harmonia

148
0
Filmes em estreia com Lições de Harmonia

Aslan é vítima de bullying e frequentemente humilhado pelos colegas. Traumatizado, o jovem escolhe uma forma de vingança que talvez seja demasiado violenta.

 

Aslan (Timur Aidarbekov) é um rapaz de 13 anos, calmo, inteligente e solitário, que vive com a avó (Bagila Kobenova) nos arredores de uma pequena localidade no Cazaquistão. Depois de ser humilhado pelos colegas durante um exame médico escolar, o rapaz passa a ser vítima de bullying. Além da marginalização social, o episódio traumático provoca também fortes mazelas psicológicas no jovem que desenvolve uma obsessão profunda pela limpeza e pela perfeição, tentando controlar tudo o que o rodeia.
Alimentando uma aversão profunda por Bolat (Aslan Anarbayev), um dos colegas que o atormenta, Aslan elabora um plano diabólico que acaba por estender aos outros agressores. Cego de vingança e ódio, à medida que o tempo passa, Aslan vê-se corrompido e preso num jogo bárbaro e descontrolado, uma espiral de violência que vai colocar a sociedade em xeque.
Filme de estreia de Emir Baigazin, um jovem cineaste cazaque, “Lições de Harmonia” foi distinguido no Lisbon & Estoril Film Festival com o Prémio Especial do Júri – João Bénard da Costa, e recebeu o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim.

Título Original: Harmony Lessons
Ano: 2013
País: ALE/FRA/KZ
Duração: 102 min
Género: Drama
Realizador: Emir Baigazin
Atores: Timur Aidarbekov, Aslan Anarbayev, Mukhtar Andassov

IMDb: 7,4
Complexo Magazine: 7