Início Cultura e Lazer Filmes em estreia com O Sonho de Wadjda

Filmes em estreia com O Sonho de Wadjda

99
0
Filmes em estreia com O Sonho de Wadjda

Na Arábia Saudita, uma menina luta contra o conservadorismo da sua cultura e família para ter uma bicicleta, considerada privilégio e brincadeira de rapazes.

 

Wadjda (Waad Mohammed) apaixonou-se por uma bicicleta verde. Mas onde ela vive, nos subúrbios de Riad, na Arábia Saudita, as bicicletas são para rapazes e uma menina como ela não seria vista com bons olhos em cima de uma.
Aos dez anos, inteligente e enérgica, Wadjda recusa baixar os braços e ceder às imposições da sua cultura conservadora e da sua mãe (Reem Abdullah). Obstinada e persistente, ela empreende todos os meios que lhe ocorrem para convencer os restantes do seu mérito e direito aquela bicicleta verde, decidindo inscrever-se no concurso de récita do Corão da sua escola.
Apesar das várias dificuldades que surgem pelo caminho, Wadjda é um exemplo de persistência e, incapaz de desistir do seu sonho, não deixa de lutar por aquilo em que acredita.
“O sonho de Wadjda” é o primeiro filme escrito e realizado por uma mulher saudita, Haifaa Al-Mansour, e o primeiro a ser totalmente filmado dentro do país. Aplaudido pela crítica, o filme foi nomeado para o BAFTA de melhor filme estrangeiro e arrecadou vários prémios internacionais como o CinemAvvenire, o C.I.C.A.E. e o Interfilm, durante o Festival de Veneza, e o Muhr Arab no Festival de Cinema do Dubai para melhor filme e melhor atriz, atribuído a Waad Mohammed.

Título Original: Wadjda
Ano: 2012
País: ALE/SAU
Duração: 98 min
Género: Drama
Realizador: Haifaa Al-Mansour
Atores: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani

IMDb: 6,8
Complexo Magazine: –